Autor: Teresa Santos
Revisão: Dra. Sofia Bezerra
Ebook Medicare
O problema da obesidade, em particular da obesidade infantil, já foi considerado pela Organização Mundial da Saúde, como um dos maiores desafios de saúde pública do atual século. Tal como acontece com a obesidade na idade adulta, o excesso de peso nos mais novos aumenta o risco do aparecimento de outras doenças.
Apesar de em 2019, Portugal ter registado um decréscimo no número de casos de obesidade infantil (uma redução de 8,2% no excesso de peso infantil e de 3,4% na obesidade infantil), este ainda é um assunto que deve merecer a nossa melhor atenção, apostando essencialmente na sua prevenção.
Evitar alimentos processados ou comidas pré-confecionadas; almoçar ou jantar sempre à mesma hora; ou ainda preparar lanches saudáveis para as crianças pode parecer uma tarefa impossível para muitos agregados familiares. Porém, com alguma organização e método, é possível executar estas medidas e, assim, criar rotinas de vida mais saudáveis e equilibradas para os seus filhos e para toda a sua família.