Hepatite aguda: saiba os sinais a que deve estar atento
• 3 mins. leitura
Antes de nos debruçarmos sobre a hepatite aguda em particular, importa explicar o que é a hepatite, de uma forma geral.
A hepatite refere-se a uma inflamação do fígado, normalmente provocada por infeções virais, mas também pelo uso prolongado de determinados medicamentos e pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.
Esta é uma doença que afeta o fígado e que, por essa razão, pode condicionar algumas das suas funções principais, como é o caso de filtrar o sangue e eliminar as toxinas, produzir proteínas, desencadear fatores de coagulação, participar do processo de digestão de gorduras, produzir colesterol e armazenar vitaminas e minerais, por exemplo.
O que é a hepatite aguda?
As principais caraterísticas da hepatite aguda são, o facto de começar de forma súbita e poder durar algumas semanas ou meses. Por norma, esta é uma doença com prognóstico favorável, sendo que também pode evoluir para quadros graves que podem mesmo causar a morte do indivíduo.
Quando a evolução é benigna, é expectável curar a hepatite em semanas ou meses. Para isso, perante sintomas associados à hepatite, é fundamental consultar um médico, de maneira a ser sujeito a uma observação clínica e à realização de alguns exames.
Caso o diagnóstico de hepatite aguda se confirme, é recomendado ao paciente: descanso, ingestão abundante de água, alimentação saudável e, eventualmente, certos fármacos, se prescritos pelo médico e de acordo com a causa.
Causas
Na origem da hepatite aguda podem estar diversas causas, tais como:
- Infeção pelos vírus causadores da hepatite A,B,C,D ou E ou por outros vírus, como citomegalovírus, parvovírus, herpes, febre amarela;
- Toma de certos medicamentos, como antibióticos, antidepressivos, analgésicos, estatinas ou anticonvulsivantes;
- Patologias autoimunes;
- Obstrução biliar aguda;
- Agravamento de hepatite crónica;
- Mudanças no metabolismo das gorduras, por exemplo;
- Cancro;
- Problemas circulatórios;
- Consumo de drogas, produtos químicos ou chás.
Sintomas
Existem vários sintomas que podem constituir sinais de alerta para a hepatite aguda de uma forma geral. Essa sintomatologia pode incluir:
- Náuseas e vómitos;
- Dor abdominal;
- Icterícia;
- Urina mais escura;
- Fezes esbranquiçadas;
- Diarreia;
- Prurido no corpo;
- Dores nas articulações;
- Dores musculares;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Cansaço;
- Falta de energia.
A hepatite aguda e as crianças
Nos últimos tempos, o tema da hepatite aguda tem dominado as notícias que dão conta do crescimento exponencial desta doença junto dos mais novos. Até ao momento, ainda não foi possível determinar com exatidão qual a causa ou causas que poderão estar na origem da manifestação crescente desta patologia nesta faixa etária. Por isso, também ainda não se sabe ao certo qual a sua forma de transmissão e de prevenção.
Em termos de análises sanguíneas, esta doença carateriza-se por valores altos no que respeita às enzimas hepáticas (como as transaminases). Já no que respeita aos sintomas, os mais frequentes têm sido complicações gastrointestinais e icterícia.
Assim, sempre que a criança apresente sintomas relacionados com a hepatite aguda, deve ser vista o quanto antes por um médico, de modo a que seja corretamente diagnosticada e medicada.