Fibroadenomas e quistos mamários: são nódulos preocupantes?
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. Características de nódulos benignos
- 2. Quisto Mamário
- 3. Prevenção
Ao sentir uma espécie de caroço na mama, é normal que pense imediatamente que pode tratar-se de um indício de cancro. Contudo, nem todos os nódulos são malignos. É o caso dos fibroadenomas e quistos mamários.
Apesar de, habitualmente, estes nódulos não serem cancerígenos nem potencialmente fatais, devem ser vigiados e acompanhados por um profissional de senologia (área médica dedicada às patologias da mama).
Entenda melhor como e quando se podem desenvolver estes nódulos, bem como em que circunstâncias exigem tratamento.
Características de nódulos benignos na mama
Nódulos benignos como os fibroadenomas e quistos mamários têm características específicas.
Fibroadenoma
Na maioria das vezes, o fibroadenoma mamário surge em pessoas entre os 15 e os 35 anos. Muitas mulheres nem se apercebem que os têm.
Geralmente, apresentam-se como nódulos mamários lisos, firmes, redondos e móveis.
Há tipos menos comuns de fibroadenomas que podem não ter as mesmas características de um fibroadenoma típico. São eles:
- Fibroadenomas complexos: tem mais do que um tipo de célula e pode crescer com o tempo, pressionando ou deslocando o tecido mamário;
- Fibroadenomas gigantes: cresce rapidamente e atinge mais de cinco centímetros, podendo pressionar o tecido mamário ou ‘empurrá-lo' para fora do lugar;
- Tumores filoides: os tumores filoides e os fibroadenomas têm tecidos semelhantes, mas, sob um microscópio, os tumores filoides têm características diferentes e associadas a um crescimento mais rápido. A maioria é benigna, mas este tipo de nódulo mamário pode evoluir para cancro, apesar de as hipóteses serem mínimas quando monitorizado clinicamente.
As causas do fibroadenoma não são conhecidas, mas podem estar relacionadas com as hormonas que controlam o ciclo menstrual.
Sintomas
Geralmente, estes caroços não causam dor. Os sintomas podem envolver sensibilidade mamária antes da menstruação e os sinais do fibroadenoma podem incidir no facto de estes nódulos serem:
- Móveis (ao tocar na mama, são deslocados facilmente);
- Redondos (com ‘bordas' suaves e distintas ao toque);
- Firmes.
Por norma, um fibroadenoma cresce lentamente. O tamanho médio é de cerca de 2,5 centímetros. Se for grande, pode doer ao toque.
Alguns fibroadenomas diminuem com o tempo. Durante a gravidez, podem aumentar e, após a menopausa, podem encolher (ou até desaparecer).
Diagnóstico
Se sentir uma espécie de caroço na mama, consulte o médico. Além do exame físico, o clínico pode pedir a realização de uma:
- Ecografia ou mamografia: estes exames de imagem dependem da idade da mulher e se a mesma está grávida;
- Biópsia: esta é a maneira de esclarecer ou confirmar as suspeitas sobre o tipo de lesão, sendo feita através da recolha de uma amostra para testar em laboratório.
Tratamento
É possível que não seja preciso nenhum tratamento.
Se o fibroadenoma mamário for pequeno, o médico pode recomendar que espere para ver se o nódulo cresce ou diminui, em vez de tentar removê-lo imediatamente.
Da mesma forma, se o fibroadenoma surgir durante a gravidez ou amamentação, pode ser aconselhável esperar até que os níveis hormonais voltem ao normal, para verificar se o caroço desaparece por conta própria.
Por norma, o fibroadenoma não representa um risco para cancro da mama. Contudo, se aumentar de tamanho, o médico pode aconselhar uma biópsia para descartar essa possibilidade.
Quisto mamário
Os quistos na mama consistem em massas cheias de líquido e apresentam-se como nódulos no tecido mamário. São mais comuns em pessoas entre os 35 e os 60 anos e podem variar consoante os ciclos menstruais.
A causa exata do quisto na mama ainda é desconhecida.
Os especialistas acreditam que as mudanças hormonais naturais podem causar estas condições. Geralmente, os quistos mamários não se desenvolvem após a menopausa, altura em que os níveis de estrogénio diminuem gradualmente.5
Sintomas
Nem sempre manifestam sintomas, mas podem crescer e causar dor e sensibilidade, na área da mama ao redor do quisto.
Além disso, quando pressionados, os quistos mamários podem causar um ligeiro desconforto e, antes da menstruação, podem ser dolorosos.
Diagnóstico
As formas de diagnóstico são:
- Ecografia ou mamografia: ajudam a perceber se o nódulo é sólido ou está cheio de líquido;
- Biópsia: se o caroço for sólido, ou composto por partes sólidas e fluídas (quisto complexo), o médico pode sugerir uma biópsia para garantir que este nódulo é inofensivo.
Tratamento
Os quistos mamários têm algo em comum com os fibroadenomas: geralmente, não precisam de ser tratados.
Porém, há situações em que os quistos na mama podem ser drenados para retirar o líquido. Este cenário é mais habitual quando os nódulos causam dor ou são muito grandes.
Ao drenar o quisto, o mesmo encolhe. Por vezes, podem voltar, mas não há motivo de preocupação, se for acompanhado clinicamente.
Medidas de prevenção para doenças da mama
Há algumas medidas que podem diminuir o risco de doenças na mama, tais como:
- Fazer autoexames das mamas;
- Realizar mamografias perante o surgimento de um nódulo ou a partir dos 50 anos como rastreio;
- Experimentar uma opção anticoncecional não hormonal, sob orientação médica;
- Manter um peso saudável, tendo uma dieta nutritiva e praticando exercício físico regular;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas;
- Parar de fumar.