10 dicas fundamentais para deixar de fumar
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. Benefícios
- 2. Dicas #1 a #5
- 3. Dicas #5 a #10
Nunca é demais falar sobre as vantagens da cessação tabágica e das dicas para deixar de fumar que podem ajudar muito quem quer abandonar este vício tão prejudicial para a saúde.
Embora sejam várias as campanhas regularmente feitas sobre a importância de rejeitar o tabaco, é certo que continuam a existir fumadores que, diariamente, tentam deixar de fumar, nem sempre com sucesso.
Por isso, vamos sensibilizar para as vantagens de abdicar do tabaco e partilhar alguns truques que o podem auxiliar.
Os benefícios de não fumar
Apesar de geralmente, quando pensamos em cessação tabágica, pensamos em deixar de fumar cigarros, vale a pena esclarecer que o tabaco existe nos cigarros, mas também nos charutos, cachimbos e, no tabaco de mascar.
Quando falamos em tabagismo, referimo-nos à dependência da nicotina, a qual, na Europa, é responsável por mais de um milhão de mortes por ano. Isto porque, o tabaco está na origem de várias patologias, tais como: cancro, bronquite e doença cardíaca. Convém ainda dizer que o fumo passivo também contribui para o aparecimento destas mesmas doenças.
Por isso, não há dúvida de como fumar prejudica a saúde. Mas, então, quais são os benefícios de deixar de fumar?
Deixando de fumar, diminui também o risco de desenvolver algumas das doenças referidas acima, além de melhorar:
- A circulação sanguínea;
- A capacidade pulmonar e respiratória;
- Os sentidos do olfato e do paladar;
- A saúde oral;
- A pressão arterial;
- A frequência cardíaca.
10 dicas para deixar de fumar
Deixar de fumar não é um processo fácil. Nos primeiros dias de cessação tabágica, é normal sentir-se inquieto, com dificuldade de concentração, com fome, sofrer de insónias, entre outras reações menos agradáveis.
No entanto, estes sintomas de abstinência, por mais difíceis que sejam de suportar, são temporários. Eis 10 dicas essenciais para deixar de fumar.
1. Defina o dia em que vai deixar de fumar
Decida quando vai deixar de fumar e cumpra a data estabelecida, de modo a manter-se determinado no cumprimento do seu objetivo.
2. Escreva por que deve deixar de fumar
Para os dias em que se sentir mais desmotivado, consultar esta lista, onde estão referidas todas as razões pelas quais decidiu deixar de fumar.
3. Encontre companhia para deixar de fumar
É mais fácil deixar de fumar, se a sua rede de apoio também não fumar. Assim, incentive algum fumador próximo a deixar de fumar, juntamente consigo.
4. Quantifique o dinheiro que vai poupar
Todo o dinheiro que vai poupar ao deixar de fumar, deve colocar numa poupança à parte, de maneira a ganhar maior consciência do dinheiro que consegue amealhar, deixando de fumar.
5. Evite situações que aumentem o desejo de fumar
Há circunstâncias que podem aumentar a vontade de fumar. Identifique essas situações e momentos do dia e tente contorná-los, de maneira a evitar cair na tentação de fumar.
6. Crie distrações, para não pensar no tabaco
É, muitas vezes, nos “momentos mortos” que o desejo de fumar surge. Por isso, crie estratégias para evitar cair na tentação. Quando quiser fumar, beba um copo de água, saia do espaço onde está e procure distrair-se com alguma coisa.
7. Pratique atividade física
O exercício físico é uma boa estratégia para minimizar os sintomas de abstinência e, ainda, prevenir o aumento do peso, muito frequente nas pessoas que deixam de fumar.
8. Faça uma alimentação saudável
Se o apetite aumentar, depois de deixar de fumar, procure ter sempre alimentos saudáveis em casa e, no lugar de bolachas e chocolates, opte por frutas e legumes, por exemplo.
9. Recorra a consultas de cessação tabágica
Em alguns casos, não é possível deixar de fumar, sem recorrer a terapêutica de substituição da nicotina e a consultas de cessação tabágica.
Por isso, consulte a lista de consultas de cessação tabágica disponíveis nas várias administrações regionais de saúde.
10. Recompense-se
Vá estabelecendo metas durante este processo e, por cada um dos objetivos atingidos, ofereça uma recompensa a si mesmo.
Se ainda fuma, comece ainda hoje a traçar o seu plano para deixar de fumar. Se precisar de ajuda, ligue para o 808 20 88 88, Linha SOS – Deixe de fumar.