Teflon em panelas e frigideiras: Um perigo para a saúde de todos nós?
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. O que é o teflon?
- 2. Porque é perigoso?
- 3. Existem alternativas?
- 4. Como cuidar dos utensílios?
- 5. Teflon, usar ou evitar?
Os utensílios de cozinha com revestimento antiaderente, como as panelas de teflon, são populares em muitas cozinhas portuguesas. No entanto, a utilização desses utensílios pode estar associada a riscos de saúde devido à potencial toxicidade do teflon.
O que é o teflon?
O teflon é um polímero sintético conhecido como politetrafluoroetileno (PTFE). Quando aquecido a altas temperaturas, o teflon pode liberar gases tóxicos e compostos perfluorados, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que apresentam riscos para saúde humana.
O PFOA é um produto químico altamente persistente, o que significa que permanece no meio ambiente e no corpo humano por longos períodos.
Porque é que o teflon é perigoso para a saúde?
Estudos indicam que o PFOA pode causar uma série de efeitos adversos à saúde, incluindo problemas de desenvolvimento, cancro (fígado, pâncreas e testículos, tiroide), doenças da tiroide e problemas ao nível da fertilidade.
Outros compostos relacionados ao teflon, como o ácido perfluorononanoico (PFNA), também foram associados a problemas de saúde, incluindo problemas de desenvolvimento em crianças e doenças cardíacas.
Ainda que a libertação desses compostos seja minimizada quando os utensílios de cozinha com revestimento de teflon são utilizados corretamente, o uso prolongado ou o aquecimento do teflon a altas temperaturas (260 °C) pode aumentar o risco de exposição a esses produtos químicos perigosos. Além disso, arranhões ou danos na superfície do teflon podem aumentar a libertação de compostos tóxicos.
Como minimizar os riscos do teflon na cozinha?
Felizmente, existem várias alternativas seguras aos utensílios de cozinha com revestimento de teflon. Panelas de aço inoxidável, ferro fundido ou cerâmica são opções populares e seguras. Embora essas panelas e tachos possam exigir um pouco mais de óleo ou manteiga para evitar a aderência dos alimentos, elas são seguras e oferecem excelente durabilidade. Além disso, as panelas de ferro fundido e as de aço inoxidável possuem propriedades térmicas que permitem que os alimentos sejam cozidos de forma uniforme e eficiente.
Outras opções de revestimento incluem utensílios de cozinha em vidro, que são seguros e fáceis de limpar. Além disso, o vidro não reage com alimentos ácidos, o que o torna uma ótima escolha para cozinhar pratos com molhos, nomeadamente de tomate.
As panelas revestidas com cerâmica também são uma boa alternativa, pois são seguras, duráveis e fáceis de limpar. Além disso, elas têm a vantagem adicional de serem antiaderentes naturalmente, sem o uso de produtos químicos.
As panelas de cobre são outra opção popular para cozinhar, embora possam ser um pouco mais caras. O cobre é um excelente condutor de calor, o que significa que os alimentos podem ser cozinhados de forma uniforme e eficiente. No entanto, é importante escolher panelas de cobre revestidas com um material seguro para cozinhar, como o aço inoxidável, para evitar a libertação de metais tóxicos na comida.
Como cuidar dos utensílios da sua cozinha?
Além de escolher utensílios de cozinha seguros, é importante usar e cuidar adequadamente deles. Utensílios de cozinha de ferro fundido e cerâmica precisam ser temperados antes do primeiro uso e necessitam de um cuidado especial ao serem lavados. Já as panelas de aço inoxidável e vidro são fáceis de limpar e podem ser lavadas na máquina de lavar loiça ou à mão.
Ao cozinhar com utensílios de cozinha antiaderentes, é importante não aquecê-los em excesso. Quando aquecidos acima de 260°C, os utensílios com revestimento de teflon podem começar a decompor-se e libertar gases tóxicos. Além disso, evite arranhar ou danificar o revestimento antiaderente ao usar utensílios de metal ou esfregar com muita força ao limpar, pois isso pode aumentar a libertação de compostos tóxicos. Opte por utensílios de madeira ou silicone, por exemplo.
Ainda assim, é importante lembrar que os compostos relacionados ao teflon são apenas uma das muitas substâncias tóxicas presentes no meio ambiente. A exposição a esses compostos pode ser minimizada através da escolha de utensílios de cozinha seguros e do seu uso cuidado e adequado, mas também pode ser minimizada através de escolhas de estilo de vida mais saudáveis, como escolher alimentos orgânicos e reduzir a exposição a produtos químicos em geral.
Devemos ou não utilizar utensílios com Teflon?
Embora a conveniência dos utensílios de cozinha com revestimento antiaderente seja atraente, o risco potencial à saúde devido à toxicidade do teflon é motivo de preocupação.
Escolher alternativas seguras, como panelas de aço inoxidável, ferro fundido, cerâmica e vidro, usando de forma adequada e cuidada, pode ajudar a reduzir a exposição a esses compostos perigosos.
Com a conscientização e a escolha de opções mais seguras, é possível manter uma cozinha segura e saudável toda a família.