mulher com olhos fechados e mão no peito

Crise de ansiedade ou ataque cardíaco: como diferenciá-los?

6 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Ansiedade vs. Ataque cardíaco
  2. 2. Ansiedade pode causar enfarte?
  3. 3. Quando a Ansiedade parece um Enfarte?

Falta de ar, dor no peito, palpitações cardíacas, tonturas e náuseas: será uma crise de ansiedade ou ataque cardíaco? Os sintomas de um ataque cardíaco e de um ataque de pânico são tão parecidos que, às vezes, pode ser difícil perceber a diferença.

Os ataques cardíacos podem ser repentinos e intensos, mas a maioria começa lentamente, com dor ou desconforto leve, que piora gradualmente, ao longo de alguns minutos.

Diferenciar ansiedade de um enfarte pode ser complicado, mas um ataque cardíaco ocorre, de facto, quando o fluxo sanguíneo que leva oxigénio ao músculo cardíaco é gravemente reduzido ou interrompido, geralmente por obstrução das artérias coronárias. Nestes casos, é prioritário ligar para o 112 para obter tratamento.

Se o exame médico mostrar que a saúde do coração não mostra anomalias, é possível que possa ter tido um ataque de pânico. Especialmente se, ao acompanhar os sintomas físicos, existir a sensação de medo intenso.


Saiba diferenciar os sintomas entre enfarte e crise de ansiedade

Um ataque cardíaco, ou enfarte, ocorre quando se dá um bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração. Já um ataque de pânico é um ataque repentino de medo ou ansiedade avassalador, desencadeado pela resposta de "luta ou fuga" do corpo.

Esta crise de ansiedade que parece um enfarte não é fatal, mas tem implicações na saúde mental e na qualidade de vida.

Embora seja fácil confundir estas duas condições, o que realmente importa é concentrar-se em como é a dor no peito.


homem com mão em cima da zona do coração

Como distinguir um ataque de pânico de um ataque cardíaco

Diferenciar entre ataques de pânico e ataques cardíacos pode ser difícil, especialmente se a pessoa nunca experienciou os sintomas de nenhuma destas condições.

Para distinguir entre ansiedade ou problema cardíaco, podem ser ponderados vários fatores, incluindo:

  • Caraterísticas da dor: embora a dor no peito seja comum tanto numa crise de ansiedade quanto num ataque cardíaco, as caraterísticas da dor são diferentes. Durante um ataque de pânico, a dor no peito é, geralmente, aguda ou penetrante e localizada no meio do peito. A dor no peito, causada por um ataque cardíaco, pode assemelhar-se a uma sensação de aperto e ardor, podendo, ou não, estar acompanhada de sintomas como falta de ar, tontura, suor excessivo, náuseas e sensação de morte iminente;
  • Início dos sintomas: embora um ataque cardíaco ou um ataque de ansiedade possam desenvolver-se repentinamente, alguns ataques cardíacos ocorrem devido a uma situação de stress ou a um esforço físico, como subir escadas;
  • Duração: a duração dos sintomas pode ajudar a diferenciar ansiedade de enfarte. A maioria dos ataques de pânico termina em poucos minutos, embora possam durar mais. Durante um ataque cardíaco, os sintomas tendem a durar mais tempo e a piorar. A dor no peito pode ser leve no início de um ataque cardíaco, mas tornar-se grave após alguns minutos.

São sintomas de enfarte ou de ansiedade?

Num ataque cardíaco, pode sentir:

  • Pressão no peito;
  • Sensação de aperto;
  • Sensação de dor ou ardor;
  • Falta de ar;
  • Náusea;
  • Suores.

Um ataque de pânico, geralmente, pode causar:

  • Dor aguda ou penetrante (não típica de ataque cardíaco);
  • Sensação de formigueiro nas mãos;
  • Falta de ar;
  • Coração acelerado ou desconforto no peito, difícil de descrever;
  • Tremores;
  • Suores.

A ansiedade pode causar um enfarte?

Nem todas as crises de ansiedade provocam ataques de pânico, tal como um ataque de pânico por si só não causa um ataque cardíaco. Um bloqueio num ou em mais vasos sanguíneos do coração é que pode causar um ataque cardíaco.

Embora um ataque de pânico não cause um ataque cardíaco, o stress e a ansiedade podem desempenhar um papel no desenvolvimento de doença arterial coronária. Isto significa que, em alguns casos, um ataque de pânico em alguém que vive com doença arterial coronária pode motivar um ataque cardíaco.

Isto acontece porque a descarga de adrenalina que ocorre durante um ataque de pânico pode exigir mais esforço ao coração.

Uma investigação, publicada pela ScienceDirect, sobre o papel da depressão e da ansiedade em pacientes portadores de doença cardíaca, sugeriu que o stress crónico pode ter um impacto negativo na saúde cardiovascular.

Estudos mais recentes apontaram que pessoas com menos de 50 anos, que receberam o diagnóstico de ataques de pânico, ou transtorno de pânico, têm um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas ou, até, de sofrer um ataque cardíaco.

As conclusões não são definitivas e as razões para o aumento de doenças cardíacas e ataques cardíacos ainda não foram estabelecidas.


mulher com uma crise de ansiedade

Quando uma crise de ansiedade parece um enfarte

Distinguir entre ataque cardíaco ou ansiedade pode ser um desafio, até porque uma crise de ansiedade pode imitar os sintomas físicos de um ataque cardíaco.5

Além das caraterísticas da dor e da duração da ansiedade ou ataque cardíaco, existem outros fatores a ter em conta:

  • Historial médico e fatores de risco: o risco de ataque cardíaco aumenta com doenças cardíacas e fatores relacionados. A ansiedade pode estar ligada a um histórico individual ou familiar;
  • Resposta à medicação: os medicamentos para ansiedade não têm efeito na dor do ataque cardíaco;
  • Gatilhos: ataques cardíacos podem ocorrer sem aviso, enquanto o stress pode desencadear sintomas relacionados com a ansiedade. É por isso que é importante saber como gerir o stress.

A ansiedade pode estar associada aos seguintes distúrbios e fatores de risco cardíaco:

  • Frequência cardíaca rápida (taquicardia): em casos graves, pode interferir na função cardíaca normal e aumentar o risco de paragem cardíaca súbita;
  • Aumento da pressão arterial: se for crónico, pode causar doença coronária, enfraquecimento do músculo cardíaco e insuficiência cardíaca;
  • Diminuição da variabilidade da frequência cardíaca: após um ataque cardíaco agudo, pode existir um maior risco de morte.

Não sei se é ataque cardíaco ou ansiedade: o que fazer?

Um ataque cardíaco é uma emergência médica, ao contrário de um ataque de pânico. Porém, se não tiver certeza do que se trata, não arrisque e procure atendimento médico imediatamente, especialmente se sentir:

  • Dor no peito, súbita e intensa;
  • Pressão no peito com duração superior a dois ou três minutos;
  • Dor no peito que irradia para baixo, no braço ou na mandíbula.

Os sintomas de ansiedade podem, ou não, evoluir para ataques de pânico. Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo reage de maneiras que podem sobrecarregar, ainda mais, o coração. Os sintomas físicos da ansiedade podem ser especialmente prejudiciais entre indivíduos com doenças cardíacas existentes.

No calor do momento, quando a pessoa se sente desconfortável e assustada, pode ser difícil perceber a diferença entre um ataque de pânico e algo potencialmente fatal, como um ataque cardíaco.

Certos sintomas, como os mencionados anteriormente, podem indicar que está na hora de pedir ajuda médica.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade