Como fazer o desfralde? 5 dicas importantes
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. O que é?
- 2. Desfralde Diurno
- 3. Desfralde Noturno
- 4. 5 dicas importantes
O desfralde é uma etapa importante na vida de uma criança e pode ser um verdadeiro desafio para pais e filhos. Conheça algumas dicas!
Antes de avançar com o desfralde, é importante ter em mente que as crianças são diferentes entre si, pelo que não deverão ser comparadas. Usar o bacio ou sanita é uma nova competência para o seu filho aprender. Por isso, o melhor a fazer é ir devagar e ao ritmo da criança.
Deixar as fraldas pode causar algum stress nos pais pelo tempo e logística que exige. No entanto, é importante que a criança não sinta esta ansiedade.
Mesmo que se sintam frustrados, os pais devem ser pacientes e estar preparados para dedicar tempo e atenção a esta tarefa, ao longo de algum tempo. Só assim será possível ajudar a criança a ser bem-sucedida nesta fase.
O que é o desfralde e qual a idade para começar?
O desfralde consiste em ensinar à criança a interpretar os sinais do seu corpo para urinar e evacuar — ou seja, reconhecer a vontade de fazer chichi e cocó — e usar o bacio ou sanita de forma correta e nos momentos próprios.
Não há uma idade certa para começar, por isso, só se deve iniciar o desfralde quando a criança mostrar sinais de que está pronta.
As crianças desenvolvem-se a ritmos diferentes e o controlo dos esfíncteres da bexiga ou do intestino é uma capacidade que se vai adquirindo.
Com menos de 12 meses, as crianças não têm controlo sobre os movimentos da bexiga ou do intestino. Regra geral, tal só acontece entre os 24 e os 30 meses.
A maior parte das crianças começa por ser capaz de controlar o intestino e só depois a bexiga. Além disso, é habitual que demorem mais a alcançar o controlo da bexiga durante a noite.
Desfralde diurno
Na generalidade dos casos, o controlo diurno chega entre os dois e os três anos. No entanto, o desfralde pode começar a ser feito a partir dos 18 meses, tirando a fralda algumas horas por dia e observando os sinais da criança quanto à vontade de urinar ou evacuar.
É normal haver acidentes, por exemplo, ao brincar, quando as crianças se distraem e já não vão a tempo de usar o bacio. Para contornar esta situação, vá lembrando a criança da importância de ir à casa de banho, mas sem pressionar.
Desfralde noturno
O desfralde noturno é a última fase deste processo de “deixar as fraldas”. Entre os três e os cinco anos, a maioria das crianças já consegue ter este controlo durante a noite. Mas, antes de avançar para esta etapa, certifique-se de que a criança acorda normalmente com a fralda seca e que já pede para ir à casa de banho.
5 dicas para um desfralde tranquilo
Antes de iniciar o desfralde, há algumas coisas a ter em conta para que tudo decorra da melhor forma.
1. Espere pelo momento certo
É importante aguardar até que a criança esteja preparada para o desfralde, o que geralmente acontece a partir dos dois anos, embora possa variar de caso para caso.
Demonstrar interesse em utilizar o bacio ou a sanita, ser capaz de reconhecer quando está com a fralda suja ou molhada e conseguir comunicar quando precisa de usar a casa de banho são alguns dos sinais de que a criança está pronta.
Começar este processo na primavera ou no verão também pode ser mais conveniente para todos. Não só porque há menos roupa para tirar, como é mais fácil de a lavar e secar.
2. Use roupas confortáveis e fáceis de vestir
É importante a criança usar roupas fáceis de vestir, para que possam ser retiradas rapidamente. As calças com elástico na cintura, por exemplo, podem facilitar as idas à casa de banho.
3. Escolha entre um bacio ou adaptador para a sanita
A fase ideal para educar a criança a utilizar o bacio é dos 18 aos 24 meses, pois só nesta altura conseguirá controlar melhor o seu corpo. Para tal, escolha o bacio que melhor se adequa ao seu filho. Muitas crianças preferem um bacio que seja mais baixo e que tenha um encosto. Outras dão-se melhor com um adaptador de sanita para a qual podem subir com a ajuda de um pequeno degrau.
Quando sair, é importante levar o bacio ou o adaptador da sanita consigo, para que o seu filho saiba que os pode utilizar sempre que precisar.
4. Faça o desfralde gradualmente
Comece por retirar a fralda durante o dia e mantenha-a somente durante a noite. Quando a criança estiver confortável com isso, experimente retirar a fralda durante o sono.
Se a criança ficar ao cuidado dos avós ou de outras pessoas, certifique-se de que estes estão disponíveis para a ajudar nesta etapa.
5. Celebre o sucesso
Elogie e recompense a criança por cada sucesso na utilização da casa de banho. Pode ser algo simples como um abraço ou um autocolante para colar numa folhinha.
Lembre-se, ainda, que cada criança é diferente e o tempo de adaptação ao processo de desfralde varia. A paciência e o apoio dos pais são fundamentais, para que tudo corra de forma tranquila. Caso surjam dúvidas ou dificuldades, não deixe de se aconselhar com o pediatra.