Sono do bebé: um guia para compreender melhor
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. Quantas horas?
- 2. Rotinas
As noites mal dormidas podem tornar-se num verdadeiro pesadelo para os pais, que, frequentemente, comparam o comportamento dos seus filhos com o de outros bebés.
Isto leva a que, muitas vezes, fiquem ainda mais desesperados. Uma das lições mais importantes a fixar no que toca ao sono do bebé é que cada bebé tem o seu próprio padrão de sono. A outra é que, dificilmente, ele agirá de acordo com as necessidades de sono dos pais.
Cada bebé tem o seu próprio padrão de sono
Especialmente, nos primeiros tempos e se estiver a amamentar, a mãe deve tentar acompanhar o ritmo de sono do bebé, dormindo quando ele dorme, para mais facilmente se manter acordada quando ele quer mamar.
Também é natural que o bebé vá adormecendo e acordando durante a mamada. Nestas situações, não deve parar de o amamentar até perceber que ele já está satisfeito ou que adormeceu totalmente.
Quantas horas por dia deve um bebé dormir?
Como explica a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), o sono "não se limita a uma simples ausência de vigília''. O sono é um estado muito complexo que serve para reorganizar todas as nossas funções e garantir a nossa recuperação física e psíquica".
Durante o sono produzem-se hormonas e anticorpos e dá-se a renovação celular, bem como a síntese de proteínas e a regulação do metabolismo. Nas crianças, o sono é um importante fator implicado no crescimento corporal.
Fazendo, mais uma vez, a ressalva de que cada criança tem o seu próprio ritmo e que, inclusivamente, existem divergências entre as várias fontes sobre o número de horas que os bebés dormem em cada uma dessas fases, é seguro dizer que, até ao primeiro mês de vida, dormem uma média de 17 horas por dia.
Nos recém-nascidos, os períodos de sono não sofrem a influência do dia ou da noite e é, normalmente, a fome que leva o bebé a acordar. Após o primeiro mês, os períodos de sono tendem a consolidar-se em torno da noite.
Não existindo um consenso europeu em torno desta matéria, a SPP segue as recomendações da Academia Americana de Medicina do Sono no que toca ao número de horas expectáveis/recomendáveis de sono numa criança e que são as seguintes:
- Até ao 1.º mês: os bebés dormem uma média de 17 horas/dia;
- Lactentes dos quatro aos 12 meses: 12 a 16 horas por dia (incluindo sestas);
- Crianças de um a dois anos: 11 a 14 horas por dia (incluindo sestas).
Registe-se Grátis
e aprenda com os melhores
na Maior Plataforma de Educação em Saúde Mental & Bem-Estar.
Ajude o seu bebé a criar rotinas de sono
Embora, nos primeiros tempos, o bebé durma de dia e de noite sem fazer diferença entre os dois períodos, é importante que comece a ensinar ao bebé desde o início que existem diferenças entre a noite e o dia.
Por isso, durante o dia, mesmo enquanto o bebé dorme, não se preocupe muito com os barulhos normais da casa. Também não deverá fechar as janelas para que o bebé durma, pelo contrário, deverá deixar que a luz do dia entre no quarto.
Perto da hora de dormir, deve dar banho ao bebé e massajá-lo. Isso irá relaxá-lo e deixá-lo mais predisposto para dormir.
Nesta altura, deve baixar as luzes, falar mais baixo e evitar ruídos. Deverá evitar brincar com o bebé, para que ele se mantenha mais calmo. Com o tempo, o bebé irá perceber a diferença entre a noite e o dia.
Não precisa adormecer totalmente o bebé antes de o deitar no berço. Pelo contrário, deverá deitá-lo ainda acordado, mas quando estiver já sonolento. Desta forma, ele irá habituar-se a adormecer sozinho.