menina com lábio leporino

Lábio leporino e fenda palatina: é possível tratar?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. O que são?
  2. 2. Quais as causas?
  3. 3. Qual o tratamento?

O lábio leporino e a fenda palatina são defeitos congénitos que ocorrem quando a boca ou o lábio do bebé não se formam corretamente durante a gestação.

O lábio leporino e a fenda palatina são defeitos congénitos que podem ser tratados cirurgicamente.

Conheça o que poderá estar na origem destas malformações e que cuidados ter com o bebé antes e depois da cirurgia.


O que são o lábio leporino e a fenda palatina?

O lábio leporino e a fenda palatina, também designadas de fendas orofaciais, ocorrem quando os tecidos que compõem os lábios e o palato do bebé não se fundem completamente durante a gestação.

Por norma, estes tecidos fundem-se durante o segundo e terceiro mês de gravidez. Nos casos em que esta fusão não se dá, ou dá-se apenas parcialmente, forma-se uma fenda ou abertura nas estruturas da cavidade oral.

O lábio leporino consiste numa abertura no lábio superior. Pode situar-se em apenas num dos lados do lábio, em ambos ou ao meio e tanto pode ser pequena como atravessar todo o lábio superior até ao nariz.

As crianças com lábio leporino podem ter, igualmente, uma fissura ao nível do céu da boca (palato), chamada de fenda palatina. Nalguns bebés a fissura pode abranger a parte de trás e da frente do palato, enquanto que noutros apenas uma parte do palato está aberta.


Problemas associados às fendas lábio-palatinas

Os bebés que nascem com estas fendas podem ter problemas de várias ordens:

  • Dificuldades na alimentação: um bebé com lábio leporino e fenda palatina pode ser incapaz de amamentar ou de mamar num biberão normal, porque não consegue formar uma boa vedação com a boca;
  • Problemas auditivos: alguns bebés com fenda palatina são mais vulneráveis a infeções no ouvido e acumulação de líquido, o que pode afetar a sua audição;
  • Problemas dentários: os dentes de uma criança com fenda labial e palatina podem não se desenvolver corretamente, pelo que corre maior risco de cárie dentária, por exemplo;
  • Problemas de fala: se uma fenda palatina não for reparada, a criança, quando mais crescida, pode ficar com uma fala pouco clara ou com um som anasalado.

pormenor de lábio leporino

Causas

Ainda não foi descoberta a causa específica para o surgimento destas fendas labio-palatinas, admitindo-se que a grande maioria deriva de uma interação de fatores genéticos e ambientais, como, por exemplo, a alimentação e os hábitos da mãe.

De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, vários estudos demonstram que a probabilidade de os bebés nascerem com fendas orofaciais aumenta quando as mães apresentam algum dos seguintes fatores de risco:

  • Fumar durante a gravidez;
  • Sofrer de diabetes anterior à gravidez;
  • Tomar determinados medicamentos, durante o primeiro trimestre da gravidez, como os que são usados para o tratamento da epilepsia.

Outras fontes referem, ainda, que a obesidade ou a falta de ácido fólico durante a gravidez podem causar lábio leporino, fenda palatina ou ambos.


bebé com lápio leporino a ser submetido a cirurgia

Tratamento das fendas labio-platinas

A cirurgia é a resposta principal e, na maioria das vezes, definitiva, para o tratamento do lábio leporino e da fenda palatina. No caso do lábio leporino, a cirurgia é feita quando o bebé tem entre três a seis meses. Tratando-se de uma fenda palatina, a intervenção é realizada entre os seis e os 12 meses.

Até à cirurgia, são necessários cuidados específicos com o bebé, nomeadamente no que diz respeito à alimentação.

Se a mãe estiver a amamentar, terá de adequar a posição do bebé, e, eventualmente, utilizar um biberão especial adaptado à sua boca.

Uma vez que a fenda palatina pode levar ao desenvolvimento de otites, deve também monitorizar-se a capacidade de audição da criança

Depois da cirurgia, a criança pode precisar de terapia da fala, o que deve ser determinado pelo médico que a acompanha. Pode também vir a ser necessário usar um aparelho ortodôntico para corrigir a arcada dentária.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade