Comer laranja à noite é perigoso?
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. Importância
- 2. É mesmo perigoso?
- 3. Beber ou Comer laranja?
É comum ouvir-se dizer que comer laranja à noite é perigoso. Existe até um provérbio popular que defende que “a laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”. Porém, será que esta ideia tem alguma base científica? Ou será apenas um mito? Vamos esclarecer estas questões em seguida.
Por que é importante comer laranja (mesmo à noite)?
Antes de mais, importa explicar por que é recomendável incluir uma fruta como a laranja na sua dieta. Esta fruta é rica em vitamina C, bastando uma laranja por dia para satisfazer a dose diária recomendada de vitamina C.
Além desta vitamina, a laranja é fonte de betacaroteno, folato, tiamina e potássio, além de antioxidantes. Por isso, ela favorece a saúde vascular.
Além disso, melhora a capacidade de absorção do ferro e contribui para o crescimento e cicatrização dos tecidos. É ainda um fruto particularmente rico em água, açúcar e hidratos de carbono, com baixo teor calórico.
Informações úteis
Para tirar o máximo partido desta fruta, deve optar por laranjas firmes e pesadas, com casca lisa e sem manchas ou cortes visíveis. Em casa, pode conservá-las à temperatura ambiente (durante uma semana) ou no frigorífico (entre duas a três semanas).
Mas, afinal, comer laranja à noite é perigoso ou não?
Não, comer laranja à noite não é perigoso. Acredita-se que este dito popular tenha origem noutra ideia, um tanto ou quanto errada, de que a laranja é estimulante e que, por isso, pode contribuir para as insónias.
No entanto, esse eventual efeito da laranja varia bastante em função da porção de fruta consumida, assim como da sensibilidade individual de cada um. Além disso, em 2013, foi publicada no Journal of Pineal Research a conclusão de uma investigação que indicava que comer laranja aumenta as concentrações de melatonina no organismo, sendo que a melatonina é uma das hormonas que tem como função regular o ciclo circadiano e estimular o sono.
Comer laranja e beber sumo de laranja é equivalente?
A este propósito, vale ainda a pena falar sobre um hábito que muitas pessoas gostam: sumo de laranja!
Se estivermos a falar de um sumo de laranja natural, os seus benefícios são vários. Contudo, em comparação com a ingestão da fruta, sem ser em sumo, importa dizer que a fruta é mais rica em vitaminas, minerais, flavonoides e fibras. Além disso, a fruta também proporciona um aumento mais gradual da glicemia no sangue do que o sumo.
Também importa ter em consideração a sensibilidade da vitamina C, a qual pode deteriorar-se rapidamente, pela ação do calor ou da luz, por exemplo. Porém, se o sumo não estiver sujeito a esses fatores, ele pode conservar as suas propriedades durante cerca de um dia.
Por último, convém deixar outra nota importante. Os sumos de laranja de compra podem ser uma opção para quem não tem laranjas ou oportunidade de preparar um sumo natural em casa. Todavia, há que ter em conta que os néctares e os sumos com aroma de fruta contêm, frequentemente, água, açúcares e polpa.
Por isso, sempre que possível, recomenda-se a preparação do sumo de laranja natural, mais equilibrado e benéfico, pois não alia às vitaminas e aos minerais outros ingredientes como açúcares, corantes e conservantes.