Pôr comida quente no frigorífico é seguro? Saiba a resposta
• 2 mins. leitura
Indíce
- 1. Devemos guardar?
- 2. Como arrefecer a comida
Sempre ouviu dizer que não se deve colocar comida quente no frigorífico, certo? Mas fará sentido esta afirmação aos olhos da ciência?
O frigorífico é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa, pois permite manter os alimentos frescos durante mais tempo e guardar as sobras com segurança. Assim, com a refrigeração adequada, é possível poupar dinheiro e reduzir o desperdício. No entanto, no que à comida quente diz respeito, será que é seguro colocá-la no frigorífico?
Quando falamos em guardar comida, pensamos imediatamente nas sobras de um jantar ou de um almoço. Mas, a verdade, é que há cada vez mais pessoas a preparar de uma só vez as refeições para a semana, seja porque lhes permite manter uma alimentação saudável, devido a alergias alimentares ou simplesmente para economizar dinheiro.
Quer se trate de sobras ou de refeições preparadas em avanço, saber se a comida deve ou não ser guardada quente no frigorífico é uma dúvida comum. A resposta, contudo, não é assim tão simples.
Pôr ou não pôr comida quente no frigorífico, eis a questão
A ideia de que não se deve colocar comida quente no frigorífico porque esta se pode estragar, não está exatamente correta. A verdade é que, ao fazê-lo, está a aumentar a temperatura interna do aparelho e, com isso, pode comprometer os outros alimentos que já lá estão guardados, não os que acabou de introduzir.
Ao pôr comida quente no frigorífico, também vai obrigar o eletrodoméstico a um maior esforço de refrigeração, o que faz aumentar o consumo energético.
Por outro lado, se deixar a comida à temperatura ambiente por mais de duas horas, também pode fazer com que se estrague e fique imprópria para consumo.
De acordo com Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), as bactérias que causam a deterioração dos alimentos multiplicam-se entre os 5 e os 65 °C. Por esse motivo, deve evitar-se que os alimentos fiquem nessa “zona de risco” durante períodos prolongados.
Assim sendo, é recomendado esperar que a comida arrefeça à temperatura ambiente antes de a colocar no frigorífico, mas nunca por mais de duas horas. No entanto, nem sempre será possível respeitar essa janela temporal, principalmente no verão, já que faz sempre mais calor nessa altura do ano.
O que pode fazer para arrefecer a comida de forma mais rápida?
Para acelerar o processo de arrefecimento, pode dividir a comida em porções e acondicioná-la em caixas individuais.
Também pode guardá-la num recipiente mais raso para aumentar a área da superfície exposta ao ar ou, ainda, em caixas hermeticamente fechadas, colocadas depois em água fria ou gelo.
Se tiver alguma dúvida acerca da qualidade dos alimentos, não os consuma. É preferível deitá-los fora, precavendo-se, assim, de uma eventual intoxicação alimentar.