Higiene auditiva: dicas para manter os seus ouvidos saudáveis
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. Cera
- 2. Cotonetes
- 3. Perda Auditiva
- 4. Causas para infeções
- 5. Medicação
O cerúmen (cera) é uma secreção normal do ouvido, que o protege de partículas externas para o manter limpo. A única razão pela qual deve higienizar dos ouvidos é para amolecer ou remover a cera da parte externa dos canais auditivos.
Normalmente, não há necessidade de remover a cera, porque os ouvidos fazem um bom trabalho de autolimpeza, a menos que existam sinais de perda auditiva. Se assim, esta deve ser removida apenas por um otorrinolaringologista.
A higiene auditiva é importante para evitar a perda auditiva e o desenvolvimento de infeções. Contudo, nenhum objeto, ou líquido, deve ser inserido nos ouvidos, a menos que seja indicado por um médico.
Nesse caso, como podemos limpar o ouvido quando este parece estar entupido? Vamos explicar-lhe.
Acumulação de cera nos ouvidos
A acumulação de cera nos ouvidos torna-se um cenário provável em pessoas que utilizam aparelhos auditivos, que sofrem complicações após uma cirurgia ao ouvido, ou usam cotonetes, ou outros objetos.
Há vários sintomas que podem indicar que a cera preencheu completamente o canal auditivo, seja num ou em ambos os ouvidos. Esses sintomas podem incluir:
- Dores nos ouvidos;
- Zumbido nos ouvidos;
- Comichão, corrimento ou cheiro vindo do ouvido;
- Sensação de que o ouvido está tapado\ ou entupido;
- Perda parcial de audição, que tem tendência a piorar com o tempo.
Se sentir algum destes sintomas, é melhor consultar um otorrinolaringologista para avaliação e, se indicado, remover a cera dos ouvidos, mediante um dos seguintes métodos:
- Gotas auriculares com agentes cerumenolíticos: esta é uma solução líquida, à base de água ou óleo, que ajuda a diluir ou a dissolver a cera;
- Irrigação dos ouvidos: o médico irriga o ouvido com água morna ou uma mistura de água morna e oxigenada próxima da temperatura corporal, colocando a solução numa seringa para a introduzir no canal auditivo;
- Métodos manuais: a utilização de ferramentas especiais médicas, manuseadas pelo otorrinolaringologista, servem para remover, por micro sucção, a cera dos ouvidos. Este procedimento demora poucos minutos.
Os cotonetes são eficazes para remover cera dos ouvidos?
Apesar de a maioria das pessoas usar cotonetes na sua rotina de higiene, estes objetos podem ser prejudiciais à saúde auditiva. Os cotonetes podem:
- Empurrar a cera para dentro do canal auditivo, contribuindo para a acumulação de cera nos ouvidos;
- Ferir a pele do canal auditivo, podendo causar inflamação;
- Atingir o tímpano, causando traumatismo e até perfuração.
Embora muitas pessoas pensem que a utilização de cotonetes é a forma correta de limpar os ouvidos, acontece exatamente o oposto. Aliás, nem é suposto remover a cera dos ouvidos regularmente, uma vez que esta ajuda a prevenir infeções fúngicas e bacterianas.
Sinais de perda auditiva
Quando a perda auditiva acontece gradualmente, as pessoas têm tendência a ignorar certos sinais, que incluem:
- Não ouvir de forma frequente sons característicos do quotidiano (um telefone a tocar, alguém a tocar à campainha, etc.);
- Pedir constantemente às pessoas que repitam o que acabaram de dizer;
- Evitar situações sociais por terem dificuldade em acompanhar a conversa das pessoas;
- Dificuldade em ouvir em espaços barulhentos;
- Problemas em ouvir as pessoas ao telefone;
- Ouvir um zumbido nos ouvidos;
- Ouvir os sons abafados.
Ao sentir qualquer irregularidade, procure ajuda médica para evitar doenças do ouvido, que possam, eventualmente, levar à surdez.
O que pode causar infeções no ouvido?
Uma infeção no ouvido pode ser causada por diversos fatores. Por exemplo:
- Infeções do trato respiratório superior que causem inflamação no nariz: podem provocar deposição de fluidos, o que, por sua vez, causa infeção e outras situações como perda auditiva súbita. É o caso da gripe;
- Secreções oriundas dos ouvidos: fluidos ou pus que saiam do ouvido podem levar a complicações graves;
- Entrada de corpos estranhos nos ouvidos: se sentir comichão ou tiver algum corpo estranho no ouvido, como um inseto, consulte um médico e não use cotonetes;
- Água no ouvido: geralmente, a água sai naturalmente depois de algum tempo, mas, se a sensação de entupimento continuar, procure orientação médica. Isso pode acontecer se existir cera a bloquear o canal auditivo, podendo reter água no seu interior.
Como manter uma boa saúde auditiva?
A perda de audição pode dever-se a vários fatores, sendo os mais comuns o envelhecimento e a exposição excessiva ao ruído.
Em todo o caso, há estratégias que pode adotar para manter uma boa saúde auditiva. Fique a conhecer algumas.
Evite expor-se a muito barulho
Se tiver de falar mais alto porque o barulho é intenso, é sinal de que o ruído é alto o suficiente para prejudicar a sua audição.
Muitas vezes, não conseguimos evitar ruídos como o ocasional barulho da sirene da ambulância, mas podemos controlar o tempo em que estamos expostos a barulhos provocados por altifalantes de concertos ou ferramentas elétricas, por exemplo.
Use proteção auditiva
Se vai estar num local em que é impossível evitar sons altos, equacione usar uma das seguintes opções de proteção para os ouvidos:
- Tampões para os ouvidos: geralmente feitos de espuma ou borracha, os tampões para os ouvidos entram no canal auditivo e podem reduzir o ruído entre 15 a 30 decibéis;
- Protetores de ouvidos: à semelhança dos tampões, ajustam-se completamente aos ouvidos e também reduzem os sons. Os protetores de ouvidos devem caber em ambos os ouvidos para bloquear o som eficazmente.
Verifique a medicação
Há medicamentos que podem causar danos nos ouvidos, nomeadamente a aspirina quando ingerida em doses elevadas.
Antes de tomar um comprimido prescrito, verifique com o médico se este poderá causar algum impacto negativo na sua saúde auditiva.
Realize um rastreio auditivo
Realizar um rastreio auditivo é particularmente útil se:
- Nunca fez um exame aos ouvidos anteriormente;
- Ouve zumbidos frequentemente;
- Tem familiares próximos com perda auditiva;
- Tem dificuldade em ouvir conversas;
- Ouve ruídos altos regularmente.
Limpe os ouvidos corretamente
A higiene auditiva caseira passa, simplesmente, por limpar a parte exterior da orelha com uma toalha macia ou de algodão. Se verificar que não é o suficiente, agende uma consulta com o seu médico para remover a cera dos ouvidos de forma segura e adequada.