Tomar banho depois de comer: será realmente perigoso?
• 2 mins. leitura
Não há nenhuma evidência científica de que tomar banho depois de comer possa fazer mal à saúde. No entanto, este é um conselho que tem passado de geração em geração. Será que tem fundamento?
A crença popular de que é preciso fazer a digestão antes de tomar banho, molhar a cabeça ou mergulhar no mar ou piscina é já bem antiga. Mas, exageros à parte, a verdade é que, depois de uma refeição, tomar banho sem problemas pode depender de alguns fatores. E porquê? A resposta não está no facto de tomar banho e no tempo decorrido após a refeição, mas sim na temperatura da água.
Qual é o risco de tomar banho depois de comer?
O que poderá originar algum desconforto no estômago e azia, ou seja, uma indigestão é a temperatura da água e não o facto de ter comido ou o tempo que esperou para tomar banho.
A água fria pode provocar um choque térmico e deve ser, assim, evitada. Isto porque há uma maior concentração de sangue no aparelho digestivo e se a água estiver fria, haverá necessidade de o corpo aumentar a concentração sanguínea na pele para manter a temperatura corporal estável. Ou seja, o maior afluxo de sangue requisitado pelo corpo poderá não ser suficiente para as duas necessidades, a digestão e a manutenção da temperatura corporal. No entanto, se o banho for tomado com água morna ou quente, não haverá problema.
O mesmo se aplica aos mergulhos e banhos no mar e na piscina, mas onde ainda se inclui outro factor: a atividade física. Aqui, são também os músculos que exigem um maior aporte de sangue.
Tomar banho depois de comer não é perigoso
Tomar banho depois de comer não vai causar nenhum problema desde que a água esteja morna ou quente, ou seja, nem muito fria e nem muito quente. Há também quem recomende que as refeições sejam ligeiras e o banho seja rápido.
É importante ainda que não se façam grandes esforços físicos. Factor que não se aplica quando estamos a falar de banhos de chuveiro ou banheira, pois estes banhos não implicam nenhum esforço excessivo.