mulher com dentes muito brancos

As alterações hormonais impactam a saúde oral feminina?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Puberdade vs. Saúde Oral
  2. 2. Menstruação vs. Saúde Oral
  3. 3. Contracetivos vs. Saúde Oral
  4. 4. Gravidez vs. Saúde Oral
  5. 5. Como prevenir?

As constantes mudanças hormonais que ocorrem ao longo da vida da mulher podem influenciar significativamente a saúde oral feminina.

Entre a puberdade e a menopausa, a mulher pode deparar-se com diversos problemas bucais, que podem afetar tanto as gengivas como os dentes, aos quais é necessário prestar atenção para evitar situações graves.

Neste artigo, explicamos que problemas orais podem, eventualmente, surgir em cada fase da vida da mulher, por que podem aparecer e que cuidados podem ajudar a preveni-los.


Os problemas de saúde bucal intensificam-se na puberdade?

O aumento da produção de estrogénio e progesterona que ocorre durante a puberdade pode aumentar o fluxo sanguíneo para as gengivas e alterar o modo como o tecido gengival reage.

Com esta alteração, aumenta a probabilidade de as gengivas ficarem vermelhas e inflamadas, de surgirem aftas, bem como de sangrar durante a escovagem dos dentes e ao usar fio dentário.


rapariga a escovar os dentes

De que forma a saúde oral é afetada durante a menstruação?

Durante o ciclo menstrual, algumas mulheres apresentam alterações orais que podem incluir:

  • Gengivas inchadas e vermelhas;
  • Glândulas salivares inchadas;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Aftas (úlceras na boca).

Geralmente, a gengivite menstrual ocorre um ou dois dias antes do início do período menstrual e desaparece logo após o início da menstruação.

Um estudo científico divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, que comparou a inflamação gengival e a acidez salivar com a variação hormonal durante a menstruação, revelou existir um aumento da inflamação gengival e acumulação de placa bacteriana durante o período pré-menstrual.

A mesma investigação recomendou o aumento da consciencialização sobre a inflamação gengival entre mulheres adultas para a prevenção de doenças bucais, como alterações progressivas de periodontite.


mulher com pílulas na mão

Os contracetivos podem ter impacto na saúde oral feminina?

Segundo uma investigação publicada pelo NIH, em 2023, as mulheres que tomavam contracetivos orais, como a pílula, apresentavam uma alta taxa de sangramento gengival, cáries dentárias e úlceras orais.

Os autores do estudo realçaram, contudo, que consultar o dentista e o médico pode ajudar a controlar quaisquer efeitos colaterais originados por esses comprimidos.


Problemas dentários na gravidez podem causar partos prematuros?

Alguns estudos mostraram que existe uma ligação entre doenças gengivais e partos prematuros, como esta revisão, divulgada pelo NIH, que explora a relação entre doença periodontal e possíveis complicações na gravidez.

Os investigadores descobriram que mulheres grávidas com doença gengival crónica tinham uma probabilidade quatro a sete vezes superior de dar à luz prematuramente, assim como bebés com baixo peso, do que as mães com gengivas saudáveis.

As mães com doença periodontal mais grave tiveram um parto prematuro, às 32 semanas. Porém, não está provado se o tratamento de doenças gengivais reduz o risco de parto prematuro.


A saúde oral pode ser afetada pela menopausa?

Uma diminuição das hormonas durante a perimenopausa e a menopausa, além do maior risco de desenvolvimento de algumas doenças, pode causar uma variedade de alterações relacionadas com a boca:

  • Dentes sensíveis: os dentes ficam sensíveis quando a dentina, a parte interna dos dentes, perde o esmalte protetor, deixando os nervos dos dentes vulneráveis;
  • Inflamação gengival: a gengivoestomatite da menopausa é uma condição de saúde bucal relacionada com a menopausa, que causa inflamação nas gengivas, fazendo também com que estas sangrem facilmente;
  • Gostos alterados: as alterações hormonais durante a transição da menopausa também podem alterar o sabor dos alimentos;
  • Boca ardente: em alguns casos, as alterações do paladar induzidas pela menopausa acompanham uma condição conhecida como Síndrome da Boca Ardente (SBA), que provoca ardência, dor e sensibilidade à volta da boca, incluindo lábios, língua e bochechas.

É igualmente possível que, após a menopausa, ocorra uma recessão maxilar, causada pela osteoporose, o que pode diminuir o tamanho das gengivas e levar à perda de dentes.

mulher sentada na sala de espera de consultório médico

Medidas para prevenção de doenças bucais

Apesar de as mudanças hormonais poderem levar a problemas de saúde bucal, há alguns cuidados que podem ajudar a preveni-los, nomeadamente:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com um dentífrico que contenha flúor;
  • Usar uma pasta de dentes específica para sensibilidade dentária, para ajudar a proteger os nervos dos dentes;
  • Usar fio dentário pelo menos uma vez por dia;
  • Praticar uma dieta equilibrada;
  • Evitar comidas açucaradas ou ricas em amido;
  • Tomar suplementos de cálcio ou vitamina D, desde que recomendados pelo médico.

As consultas regulares no dentista devem também fazer parte desta lista de medidas. Durante essas consultas, aproveite para perguntar se é necessário passar a usar um elixir bucal antimicrobiano ou alguma medicação específica.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade