12 alimentos bons para a pele que deve incluir na sua alimentação
• 5 mins. leitura
Já sabemos que a nossa dieta alimentar influencia quer positiva, quer negativamente a nossa saúde. Uma alimentação equilibrada contribui para um coração mais saudável. Por outro lado, ingerir certos alimentos pode causar problemas e doenças, como é o caso da diabetes ou do colesterol. Por isso, naturalmente que também há alimentos bons para a pele.
Fique a conhecer uma dúzia deles e passe a incluí-los na sua dieta diária.
12 alimentos bons para a pele que deve conhecer
Estes alimentos têm em comum substâncias e compostos que potenciam a boa saúde da pele. Falamos de vitaminas, nutrientes, minerais, antioxidantes, e uma série de propriedades que contribuem para uma pele mais bonita e saudável.
Com a ajuda destes ingredientes, conseguirá ter uma pele mais hidratada, elástica, firme e macia, ao mesmo tempo que previne os danos causados pelos radicais livres, como a inflamação, a vermelhidão e o envelhecimento.
Tome nota e comece hoje a cuidar mais e melhor da sua pele, através da alimentação. Para além destes alimentos, deve também ter em conta a sua ingestão hídrica diária. É fundamental que ingira cerca de 1,5 a 2L de água por dia para manter a pele hidratada.
1. Peixes gordos
Peixes como o salmão, a cavala ou o arenque são bons para a pele, pois são ricos em ácidos gordos, como o ómega-3; em antioxidantes, como a vitamina E; e em minerais, como o zinco.
Estes ácidos gordos, antioxidantes e minerais contribuem para uma pele mais firme, flexível e hidratada. Além disso, também diminuem a inflamação, prevenindo a vermelhidão ou o acne.
O ómega-3 contribui ainda para proteger a pele dos raios UV. A vitamina E protege a pele dos radicais livres. E o zinco contribui para a produção de novas células da pele e para uma melhor cicatrização da mesma, evitando lesões.
Os peixes gordos são especialmente benéficos para quem sofre de doenças inflamatórias e autoimunes, como a psoríase e o lúpus. Recomenda-se, idealmente, o seu consumo de duas a três vezes por semana (devendo cada caso ser analisado individualmente), e evitar cozinhar a temperaturas muito elevadas, para não se perderem os nutrientes mais importantes.
2. Abacate
O abacate possui muitas gorduras saudáveis, que tornam a pele mais flexível, elástica e hidratada. Outras substâncias presentes no abacate protegem a pele dos danos causados pelo sol, como as rugas ou as marcas do envelhecimento.
Além disso, o abacate possui vitamina E, um antioxidante que defende a pele dos danos oxidativos.
O abacate também contém vitamina C, que contribui para a criação de colágeno, o que torna a pele mais forte e saudável, e que é um antioxidante que evita os danos oxidativos e as marcas de envelhecimento provocadas pelo sol.
3. Nozes
As nozes são ricas em gorduras essenciais, zinco, vitamina E, selénio e proteínas, nutrientes muito benéficos para a pele.
Além disso, possuem ómega-3, o que contribui para diminuir a inflamação na pele. O zinco protege a pele, ajudando a combater as bactérias e acelerando o processo de cicatrização de feridas.
A vitamina E e o selénio são outros componentes importantes para a pele, já que têm um papel como antioxidante.
4. Sementes de girassol
As sementes de girassol são ricas em nutrientes que melhoram a saúde da pele. Este alimento possui componentes antioxidantes e protetores da pele, como é o caso da vitamina E, selénio, zinco e ácido fólico.
5. Batata-doce
A batata-doce possui betacaroteno, que protege a pele dos danos solares. Este é um antioxidante que melhora ainda a saúde e o aspeto da pele, evita as queimaduras solares e a morte celular e previne a pele seca e envelhecida.
6. Pimento vermelho e amarelo
O pimento também é rico em betacaroteno e em vitamina C. Estes são poderosos antioxidantes. A vitamina C também contribui para a produção de colagénio, uma proteína que torna a pele mais forte e firme e que previne a pele seca e envelhecida.
7. Brócolos
Os brócolos são ricos em vitaminas e minerais, como o zinco e as vitaminas A e C, importantes para a saúde da pele. Além disso, este alimento possui luteína, um carotenoide que defende a pele dos danos oxidativos, que tornam a pele seca e envelhecida.
Este vegetal contém ainda sulforafano, que é capaz de prevenir certos tipos de cancro, como o cancro de pele. Este composto também protege a pele dos danos provocados pelo sol, como as queimaduras solares, neutralizando a ação dos radicais livres e diminuindo o número de células da pele mortas. O sulforafano também ajuda a manter os níveis de colagénio da pele.
8. Tomate
O tomate é rico em vitamina C e em carotenoides, como o licopeno, que protegem a pele dos danos causados pelo sol, evitando o envelhecimento da pele e mantendo a pele saudável.
Para melhorar a absorção dos carotenóides, combine o tomate com uma fonte de gordura, como o queijo ou o azeite.
9. Soja
A soja possui isoflavonas, capazes de evitar as rugas e a secura da pele, devido ao colagénio que fortalece a elasticidade da pele e a protege dos danos provocados pelos raios ultravioleta. Assim, este alimento diminui o risco de desenvolver cancro de pele.
10. Chocolate negro
O cacau possui antioxidantes que protegem a pele das queimaduras solares, previne o aparecimento das rugas e melhora a espessura, a hidratação, o fluxo sanguíneo e a textura da pele.
Assim, o chocolate negro (com pelo menos 70% de cacau) contribui para uma pele menos áspera, rugosa e escamosa; mais resistente à radiação UV e às queimaduras solares; e mais bem nutrida.
11. Chá verde
O chá verde contém catequinas que funcionam como antioxidantes que protegem a pele dos danos causados pelo sol, diminuindo a vermelhidão, a secura e o envelhecimento da pele.
Além disso, possui também uma grande quantidade de antioxidantes, como é o caso dos flavonoides, que melhoram a hidratação, a espessura e a elasticidade da pele, uma vez que combatem os radicais livres.
12. Uvas pretas
As uvas pretas são particularmente ricas em resveratrol, um poderoso antioxidante que atrasa o processo de envelhecimento da pele, evitando que os radicais livres danifiquem a pele.
Para isso, deve consumir as uvas com pele, já que é aí que se encontra grande parte desta substância.
Cuide bem da sua pele e faça as escolhas alimentares certas!