O chocolate provoca acne: facto ou mito?
• 3 mins. leitura
A acne é uma doença de pele muito associada à adolescência. Porém, ela também se pode manifestar na idade adulta, com particular incidência na face, pescoço e tronco.
O surgimento da acne pode estar relacionada com causas hormonais, genéticas, inflamatórias e, também, segundo alguns estudos e especialistas, com certos hábitos alimentares. Por isso, surge a pergunta: será verdade que o chocolate provoca acne?
Qual a relação entre a acne e a alimentação?
É frequente lermos ou ouvirmos dizer que certos alimentos provocam acne. Porém, será que essa relação é real ou não passa de um mito?
De um modo geral, podemos dizer que muitos estudos não são conclusivos no que respeita à relação causa-efeito entre a alimentação e o aparecimento da acne. Contudo, algumas pesquisas mostram que certas dietas, nomeadamente se forem ricas em açúcar, leite e derivados, podem agravar as lesões acneicas.
A explicação para isso está no facto destes ingredientes contribuírem para uma maior produção de sebo e síntese de androgénios.
Então, será que o chocolate provoca acne?
A resposta a esta pergunta ainda não é clara, pois existem vários estudos que se debruçam sobre esta questão, sem ainda assim conseguirem chegar a respostas universais e inequívocas.
Por um lado, há pesquisas feitas com voluntários que dão conta de que o consumo de chocolate tem, efetivamente, um papel a dizer no agravamento de quadros acneicos, nomeadamente, aumentando o número de borbulhas e de pontos negros, e piorando manifestações caraterísticas da acne inflamatória, como é o caso das pápulas e das pústulas vermelhas.
Porém, existem especialistas que não atribuem qualquer crédito às conclusões destas investigações, defendendo que não é o chocolate em si que provoca acne, mas sim alguns comportamentos associados, como comer chocolates e outras doçarias em detrimento de alimentos bons e saudáveis para a pele, como frutas e legumes.
Além disso, e apesar do chocolate possuir substâncias pró-inflamatórias, como o açúcar por exemplo, as investigações até ao momento realizadas sobre a relação entre este alimento e a acne têm por base amostras muito pequenas e, por isso, insuficientes para partir para conclusões mais generalizadas.
Assim, é importante avaliar se o indivíduo, além de consumir chocolate, não reúne fatores de risco conhecidos da doença, como é o caso:
- Da poluição ambiental e do fumo do tabaco;
- Do uso de produtos dermatológicos agressivos;
- Da toma de determinada medicação;
- Do estilo de vida praticado;
- Do stress.
Chocolate provoca acne: conclusões
Somando as duas perspetivas, podemos chegar a uma conclusão entre ambas, dizendo que o chocolate não provoca acne, mas pode agravar quadros acneicos, ainda que de forma indireta, principalmente em pessoas com predisposição para tal.
Na prática, isto significa que não é o chocolate em si que causa acne, mas antes, uma dieta com um índice glicémico alto e rica em hidratos de carbono refinados, em açúcar e em produtos processados.
É que o consumo excessivo deste género de ingredientes vai causar um pico de açúcar no sangue, aumentar a produção de insulina e, por conseguinte, incrementar a produção de sebo, agravando os sintomas da acne.
Assim, apesar de não ser possível afirmar com total certeza de que “este ou aquele alimento” é capaz de provocar acne, é sempre recomendável evitar uma alimentação rica em açúcares e outros hidratos de carbono, pois é factual que isso aumenta a produção de sebo, contribuindo para uma resposta inflamatória que pode prejudicar o quadro de acne.
Quanto ao chocolate em concreto, dê preferência ao negro e procure ingeri-lo em quantidades moderadas e integrado numa dieta saudável e equilibrada.