
Queratose pilar: saiba como melhorar a aparência da pele
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. O que é?
- 2. Sintomas
- 3. Causas
- 4. É contagiosa?
- 5. Diagnóstico
A queratose pilar é uma condição dermatológica comum e benigna caraterizada pela acumulação de queratina, uma proteína que ajuda no desenvolvimento de cabelo, unhas e epiderme, nos folículos pilosos.
Como resultado, surgem pequenas "bolinhas" na pele, muitas vezes descritas como ásperas e de textura semelhante a "lixa".
Normalmente, esta condição surge na parte superior dos braços, mas as saliências podem aparecer em qualquer parte do corpo que tenha folículos capilares.
É mais comum em bebés, crianças e adolescentes e, geralmente, as saliências agravam-se na puberdade.
Cerca de 50% a 80% dos adolescentes podem desenvolver estas saliências, enquanto nos adultos a taxa de prevalência é de 40%.

Sintomas
Os sintomas podem incluir:
- Pequenas saliências indolores na parte superior dos braços, coxas, bochechas ou nádegas;
- Pele seca e áspera nas áreas afetadas;
- Aspeto semelhante à pele de galinha no corpo;
- Agravamento dos sintomas quando as mudanças sazonais causam baixa humidade e secura na pele.
Geralmente, esta condição de pele desaparece por volta dos 30 anos.
Causas
A queratose pilar é causada pela acumulação de queratina, que bloqueia a abertura dos folículos capilares, provocando manchas de pele ásperas e irregulares.
Desconhece-se o motivo da acumulação de queratina em pessoas com este problema. Pode ser fruto de uma doença genética ou de outras condições de pele, como dermatite atópica ou eczema.
A pele seca tende a piorar a queratose, assim como tende a ser mais evidente em climas secos e frios, quando a pele está mais ressequida, e pode melhorar no verão ou em ambientes húmidos.
O surgimento das saliências pode estar relacionado com a deficiência de vitamina A. Tomar um suplemento destas vitaminas, mediante orientação médica, ou usar um creme com pequenas quantidades de vitamina A para queratose pilar pode ajudar no tratamento.
Um dos sintomas da intolerância ao glúten é uma erupção cutânea semelhante à da queratose pilar, mas, até ao momento, não existe nenhum estudo que indique que esta condição possa ser causada por essa intolerância alimentar.
A queratose pilar é contagiosa?
Esta condição de pele não é contagiosa.
Entre os diversos tipos de caroço e manchas cutâneas possíveis de desenvolver, a queratose é inofensiva.
Essas saliências podem surgir devido a causas hereditárias. Além disso, uma pessoa tem maior probabilidade de ter queratose, se tiver:
- Certas condições de pele, como eczema ou ictiose vulgar;
- Síndrome de Cushing;
- Síndrome de Down;
- Pele clara ou seca;
- Hipotiroidismo;
- Rinite alérgica;
- Febre do feno;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Asma.
Diagnóstico
Não há um teste específico para confirmar o diagnóstico de queratose pilar.
Normalmente, o diagnóstico é realizado com um exame físico da pele. A localização e as caraterísticas das saliências podem ajudar a identificar esta condição.
Caso o médico não tenha a certeza do diagnóstico de queratose, o paciente pode ser submetido a um teste de alergia ou a uma biópsia.

Tratamento
A queratose pilar não é prejudicial à saúde e, geralmente, não exige tratamento.
Em alguns casos, as saliências desaparecem por si só ou tornam-se menos percetíveis por volta dos 30 anos. Geralmente, as saliências desaparecem no verão e só voltam a ser visíveis durante o inverno.
No entanto, se uma pessoa se sentir incomodada com esta condição de pele, podem ser recomendados os seguintes tratamentos:
- Cremes medicamentosos: os ingredientes ureia, alfa-hidroxiácidos, ácido salicílico e ácido glicólico podem, por vezes, melhorar a aparência da queratose, assim como cremes medicamentosos de vitamina A;
- Tratamentos a laser: podem ajudar a melhorar a descoloração associada a este problema de pele;
- Loções hidratantes: estes produtos mantêm a pele hidratada, minimizando e suavizando as saliências;
- Esfoliante: lavar suavemente as áreas afetadas com esfoliante, em movimentos circulares, pode beneficiar o aspeto da pele.
O dermatologista pode recomendar um creme específico para queratose pilar infantil, no caso de bebés e crianças.
Como tratar a queratose pilar em casa?
Embora existam muitas recomendações caseiras para tratar a queratose, poucas têm evidência científica rigorosa com estudos de alta qualidade, como ensaios clínicos duplo-cegos e randomizados.
Por outro lado, há ingredientes que podem ser agressivos para a pele. Assim, é recomendável consultar um dermatologista para saber o que resulta melhor no seu caso.
Como complemento aos tratamentos dermatológicos, há alguns remédios caseiros que pode tentar, sempre com a salvaguarda de não serem indicados para todas as pessoas.
Entre eles, destacam-se:
- Água: beber bastante água e outros líquidos pode ajudar a manter a pele hidratada e a minimizar a aparência de pele de galinha;
- Óleo de coco: as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas podem ajudar a reduzir a descoloração e a inflamação da pele;
- Vinagre de maçã: como contém ácido málico, um alfa-hidroxiácido, o vinagre de maçã esfolia naturalmente a pele, apesar de não ser aconselhado para pessoas com pele sensível;
- Bicarbonato de sódio: como também é um esfoliante natural, basta misturar duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com água morna para fazer uma pasta, que pode ser aplicada nas áreas afetadas;
- Sabonetes e produtos de banho: suaves e sem perfume.
Embora os remédios caseiros sejam seguros para a maioria das pessoas, é importante procurar aconselhamento médico previamente, para prevenir reações alérgicas a essas soluções.
Além disso, uma pessoa com esta condição de pele deve evitar:
- Sabonetes ou produtos de banho perfumados, uma vez que podem secar a pele;
- Esfoliantes agressivos na pele, dado que podem piorar as saliências;
- Banhos com água muito quente;
- Coçar, tocar ou esfregar a pele constantemente.
Prevenção
Tal como não há tratamento para que esta condição de pele desapareça permanentemente, também não é possível preveni-la.
No entanto, seguir uma rotina suave de cuidados com a pele pode ajudar a prevenir o surgimento de mais saliências e melhorar a aparência da pele.
Usar um creme ou pomada sem óleo para hidratar a pele, prescritos medicamente, pode ajudar a prevenir poros obstruídos que contribuem para a queratose pilar.