menina a sentir-se enjoada numa viagem de carro

Enjoo do movimento: saiba como diminuir os sintomas nas viagens

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Quem pode sofrer?
  2. 2. Quais os sintomas?
  3. 3. Como reduzir?
  4. 4. Existe cura?

Alguma vez se sentiu enjoado, ou com tonturas, durante uma viagem de carro? Caso tenha a sorte de nunca ter sentido enjoo do movimento, de certeza que conhece alguém que fica com uma sensação de desconforto, enquanto utiliza certos meios de transporte. A verdade é que este sintoma se pode manifestar numa qualquer viagem, seja num automóvel, comboio, avião ou num barco, ou até durante um jogo de realidade virtual.

A cinetose, nome científico dado ao enjoo provocado pelo movimento, acontece quando os sentidos entram em conflito. Ou seja, quando os olhos veem uma coisa, os músculos sentem outra, e o ouvido interno, responsável pelo equilíbrio, percebe outra contrária. Habituado a que a informação que lhe chega faça sentido, o cérebro pode não aguentar a emissão destes sinais contraditórios em simultâneo, fazendo com que o organismo entre em conflito.

Por exemplo, durante um voo, o nosso corpo percebe que estamos em movimento, mas os nossos olhos indicam ao nosso cérebro que, na verdade, estamos parados. O mesmo acontece após uma viagem de barco mais longa: quando terminamos a mesma e pisamos terra firme, ainda podemos sentir o movimento da ondulação sob os nossos pés.

Independentemente do contexto, o resultado destas sensações conflituosas pode ser o enjoo.


Quem pode sofrer de cinetose?

Qualquer pessoa pode sofrer de enjoo do movimento, mesmo quem não tenha historial. Ainda assim, e embora tanto os adultos como os mais jovens possam ser afetados, a cinetose é mais comum em grávidas e em mulheres durante o período menstrual, assim como em crianças, entre os 2 e os 12 anos.

A estes grupos, juntam-se as pessoas que sofrem de enxaquecas, ou de algum distúrbio no ouvido interno, doentes com Parkinson e quem está a fazer algum tratamento medicamentoso. Alguns antibióticos, antidepressivos ou os anti-inflamatórios mais comuns podem despoletar o enjoo do movimento.


homem a vomitar num barco

Enjoo do movimento: quais os sintomas mais comuns?

Esta sensação de mal-estar pode acontecer quando menos se espera e de forma súbita. Podem surgir um ou vários sintomas, nomeadamente:

  • Suores frios;
  • Náuseas ou vómitos;
  • Tonturas e sensação de desequilíbrio;
  • Aumento da produção de saliva;
  • Perda de apetite e fraqueza;
  • Palidez.

Algumas pessoas podem sentir, ainda, dores de cabeça, uma sensação de cansaço extremo ou entrar em hiperventilação.


O que pode fazer para reduzir a sensação de enjoo nas viagens

A boa notícia é que, geralmente, os sintomas de enjoo do movimento não se fazem sentir durante muito tempo. Estes tendem a desaparecer, assim que se habituar à sensação que está a perturbar o seu equilíbrio cerebral.

Se os sintomas da cinetose demorarem a passar, pode adotar algumas medidas para atenuar o desconforto:

  • Relaxe. Durante as viagens, tente concentrar-se noutra coisa, converse, respire fundo, oiça música, ou experimente apenas fechar os olhos;
  • Fixe o olhar num ponto estável. Se estiver num barco, foque o olhar no horizonte; se enjoar no carro, foque-se no exterior;
  • Se vai viajar, não consuma bebidas alcoólicas e opte por refeições leves. Além disso, é importante que beba muita água e se mantenha hidratado;
  • Evite fumar;
  • Abra as janelas do carro e respire um pouco de ar fresco;
  • Não leia e evite utilizar o telemóvel, ou outros ecrãs portáteis, durante as viagens.

Táticas simples para não enjoar

Quando entra numa montanha-russa num parque de diversões, não tem muitas formas de evitar a cinetose, a não ser fechar os olhos e esperar que acabe depressa. Contudo, na generalidade das outras situações que provocam esse mal-estar, há táticas simples que podem ajudar.

Por exemplo, vai viajar de avião? Então, tente reservar um lugar sobre a asa, visto que é o local mais estável e menos suscetível à turbulência. Se a viagem for de barco, procure estar sempre numa zona central, preferencialmente acima da linha da água. Se a deslocação for de carro, por mais curta que seja, tem duas hipóteses: conduza ou reclame para si o banco do passageiro.

Também pode experimentar ingerir alguns alimentos para recuperar do enjoo, como o gengibre, que pode estar presente em bolachas, rebuçados, chás ou noutras bebidas. A hortelã-pimenta também pode ajudar a acalmar a sensação de enjoo. Mesmo que não a coma, pode cheirá-la, recorrendo a óleos essenciais, por exemplo.

Técnicas básicas de acupuntura também podem melhorar os sintomas do enjoo do movimento. Por exemplo, pressionar um determinado ponto, abaixo do pulso, pode ajudar a reduzir as náuseas. Contudo, é importante que peça aconselhamento ao seu médico sobre o que pode comer ou fazer, para evitar que entre em conflito com a sua saúde e com o seu bem-estar em geral.

homem num avião a tomar comprimidos para o enjoo

A cinetose tem cura?

Se já tentou todas as táticas e o incómodo provocado pelo enjoo do movimento continua a ser grande, o seu médico pode prescrever-lhe alguns medicamentos. O importante é evitar a automedicação, sem qualquer aconselhamento clínico.

Normalmente, podem ser prescritos anti-histamínicos ou substâncias anticolinérgicas, para apaziguar os sintomas da cinetose. Embora as vantagens possam parecer óbvias, estes fármacos podem acarretar efeitos secundários, como sonolência ou sensação de boca seca. Além disso, alguns não são aconselhados para crianças. Por isso, fale com o seu médico primeiro e siga à risca as doses recomendadas.

E quando a cinetose não passa?

Geralmente, a sensação de enjoo do movimento termina, assim que finalizar a viagem. Além da sensação de mal-estar, a cinetose não tem nenhuma consequência a médio ou longo prazos. No entanto, se é grave e resistente aos tratamentos mais básicos, se tem de viajar com frequência, ou se isso lhe provoca algum tipo de ansiedade, o melhor mesmo é procurar aconselhamento clínico para encontrar um tratamento personalizado.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade