Beber água depois de comer melão faz mal?
• 2 mins. leitura
Indíce
- 1. Porque se diz
- 2. Não faz mal
"Beber água depois de comer melão faz mal". Este será, provavelmente, um dos mitos alimentares mais enraizados e que continua a assustar muitos no que às interações entre alimentos e saúde diz respeito. Mas fará sentido ter este receio?
Consumido essencialmente no verão, o melão é constituído principalmente por água. O sabor e cor da sua polpa, bem como a textura e a cor da casca, estão relacionados com a forma de cultivo e a variedade do melão.
É um alimento com baixo valor calórico e rico em fibras, o que ajuda à saciedade e a regular o apetite. Tem também um alto teor de potássio, que contribui para a saúde cardiovascular e vitamina C, conhecida pelas propriedades antioxidantes e ação benéfica para o sistema imunitário. Além disso, é rico em carotenos (sobretudo os de polpa, cor de laranja ou amarela), importantes para a visão e para a pele.
Com tantos benefícios, por que se diz que beber água depois de comer melão faz mal?
Esta crença pode estar relacionada com o facto de este alimento ser rico em água e, ao ingeri-lo com mais água poder causar alterações ao pH do estômago, diluindo a acidez gástrica.
Desta forma, algumas enzimas não seriam ser ativadas no estômago, dificultando a digestão e potenciando a sensação de enfartamento e desconforto gástrico.
No entanto, para se atingir uma alteração tão acentuada no pH do estômago, seria necessária a ingestão de água e melão em quantidades muito consideráveis.
Não faz mal beber água depois de comer melão
Não há nenhuma evidência científica que comprove que estes alimentos ingeridos em conjunto sejam prejudiciais à saúde. Poderá, no entanto, haver uma sensação de enfartamento, se se beber bastantes líquidos depois de comer umas fatias de melão.
Ainda assim, como cada pessoa é diferente, esta situação deve ser avaliada caso a caso e não generalizada.
Se tiver dúvidas ou necessitar de ajuda para adotar hábitos alimentares saudáveis e que se adaptem ao seu organismo e estilo de vida, procure acompanhamento especializado.