Depressão sazonal: como sobreviver à mudança de estação?
• 5 mins. leitura
Indíce
- 1. O que é?
- 2. Sintomas
- 3. Tratamento
- 4. Prevenção
Para muitas pessoas, quando chega o outono, chega também a depressão sazonal.
Fique a conhecer algumas formas de enfrentar este problema e de amenizá-lo.
O que é a depressão sazonal?
A depressão sazonal, também denominada Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), é uma forma específica de depressão que ocorre em certas épocas do ano, geralmente no outono e no inverno.
Não são conhecidas as causas, mas acredita-se que esta situação esteja ligada a uma exposição reduzida à luz solar, durante os dias mais curtos.
A teoria é que a falta de luz do sol pode impedir o normal funcionamento do hipotálamo, parte do cérebro responsável pelas funções endócrinas e também pela regulação da temperatura, da sede, do apetite, dos ciclos de sono e do sistema nervoso.
Segundo os especialistas, a reduzida exposição à luz solar pode aumentar a produção de melatonina e baixar a serotonina.
O aumento da melatonina pode provocar uma maior sonolência, enquanto a redução da serotonina afeta o humor, o apetite e o sono.
Menos horas de luz solar podem também causar alterações no ritmo circadiano, ou seja, no relógio interno do corpo, já que o corpo usa a luz do sol para cronometrar várias funções importantes, como determinar, por exemplo, a hora de acordar ou de dormir.
Convém, ainda, realçar que, embora seja mais frequente nos meses mais frios, a depressão sazonal também pode instalar-se noutras alturas do ano, acompanhando os pontos de viragem das estações.
Sintomas da depressão sazonal
Os sintomas da depressão sazonal são semelhantes aos da depressão, mas com a diferença de que surgem e desaparecem em determinada altura do ano. Os mais comuns são:
- Tristeza persistente;
- Falta de energia;
- Perda de interesse em atividades outrora prazerosas;
- Alterações no apetite e um aumento da vontade de ingerir hidratos de carbono;
- Aumento de peso;
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade;
- Isolamento social;
- Alterações no padrão de sono, nomeadamente, dificuldade em acordar;
- Sentimentos de desespero, culpa ou de inutilidade;
- Perda de libido;
- Apatia.
Se a depressão sazonal surgir na primavera ou no verão, os sintomas poderão ser algo diferentes e incluir:
Tratamento
Em algumas situações, pode ser necessário recorrer a medicamentos antidepressivos. Estes fármacos podem ajudar a equilibrar os neurotransmissores no cérebro e a reduzir os sintomas.
No entanto, e após o diagnóstico de depressão sazonal, há outros métodos disponíveis que podem ser uma opção, como a fototerapia, por exemplo. Esta terapia atua no sentido de repor os níveis de luz de que o corpo necessita para normalizar.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) também pode ser benéfica. Esta é uma forma de psicoterapia amplamente utilizada para tratar a depressão e pode ser adaptada para abordar especificamente a depressão sazonal.
Prevenção
Apesar de não ser possível prevenir totalmente a depressão sazonal, podem ser tomadas algumas medidas para minimizar os sintomas e melhorar o bem-estar, durante os meses de outono e inverno, nomeadamente: