Um guia de cuidados essenciais para a pele no inverno
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. Hidratar
- 2. Banhos quentes
- 3. Beba água
- 4. Alimentação
- 5. Doenças Comuns
As baixas temperaturas, o vento, a chuva e a neve são fatores que contribuem para secar e irritar a pele. Por isso, não podemos esquecer-nos dos cuidados com a pele no inverno.
Ao mesmo tempo, algumas doenças dermatológicas fazem-se sentir mais nesta época, exatamente por causa do ressecamento da pele.
Dicas para ajudar com os cuidados com a pele no inverno
Além dos fatores externos, como as baixas temperaturas, o ar frio, o vento… também as agressões provocadas pelo ar condicionado ou por passar demasiado tempo junto à lareira, tornam a pele sujeita a uma série de condições adversas que é importante compensar.
Hidratar sempre
Seja verão ou inverno, deve usar sempre creme hidratante no rosto e no corpo. Tanto mais que, também por via de uma menor transpiração corporal, a pele tende a ficar mais ressequida nos meses mais frios.
Pode, inclusivamente, mudar o seu hidratante para um com uma fórmula mais rica em óleo, por exemplo, de forma a repor o equilíbrio lipídico da pele.
O hidratante deve ser aplicado logo após o banho, para ajudar a reter a humidade e favorecer a penetração do creme na pele.
Não tome banhos muito quentes
Embora o tempo convide a isso, evite tomar banhos muito quentes e demorados. Isso irá contribuir para secar ainda mais a pele.
Opte por um duche com água tépida e use gel de banho ou sabonetes neutros, de preferência ricos em óleos e substâncias hidratantes.
Deve também evitar-se o uso de esponjas muito ásperas, o que irá contribuir ainda mais para diminuir a barreira protetora da pele.
Registe-se Grátis
e aprenda com os melhores
na Maior Plataforma de Educação em Saúde Mental & Bem-Estar.
Beba muita água
Embora no inverno não sintamos tanta sede, não significa que se deva diminuir a ingestão de líquidos.
Combater a secura da pele e a falta de hidratação, passa também pela ingestão de líquidos. Um corpo hidratado apresenta uma pele mais macia e com maior elasticidade. Quem tem dificuldade em beber água, pode optar por chás e infusões.
Faça uma alimentação equilibrada
Uma alimentação equilibrada deve ser uma constante ao longo do ano e o inverno não é exceção a essa regra.
Não esqueça os legumes e as frutas, que são excelentes fontes de vitaminas e minerais e ajudam a neutralizar os radicais livres, ajudando, assim, a prevenir o envelhecimento da pele.
Frutas ricas em vitamina C, como a laranja, o kiwi ou os morangos são uma boa opção, tal como os brócolos, a cenoura e o repolho.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável; ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele".
Também as amêndoas, nozes e castanhas, ricas em antioxidantes, selénio e vitamina E, são importantes aliados para manter a pele saudável.
Use protetor solar e hidratante labial
Apesar da radiação UVB ser mais intensa no verão, os raios UVA mantêm a mesma intensidade ao longo do ano e são os responsáveis pelo envelhecimento da pele e pelo aumento do risco de cancro.
A utilização de protetor solar deve, assim, ser uma constante, nomeadamente, na cara e pescoço.
Os lábios requerem também um cuidado especial, já que a pele nesta área é muito delicada e fica sujeita a rachaduras. Desta forma, use sempre um protetor labial e aplique-o com frequência.
Use luvas
A pele das mãos está sujeita a inúmeras agressões e ainda mais no inverno, pelo que deve hidratá-las com frequência e usar luvas quando estas estão expostas ao frio.
As doenças de pele mais comuns no inverno
Por causa de uma maior secura da pele durante o inverno, existem doenças dermatológicas que tendem a surgir nesta estação. As mais comuns são:
- dermatite seborreica;
- psoríase;
- ictiose;
- dermatite atópica.
Também por isso é importante combater a desidratação da pele e não descurar os cuidados com aquele que é o maior órgão do nosso corpo.