
7 alimentos que provocam prisão de ventre
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. Quais as causas?
- 2. O que provoca?
- 3. Alimentos Refinados
- 4. Laticínios
- 5. Alimentos Processados
Sofre de obstipação intestinal? Fique a saber quais os alimentos que provocam prisão de ventre e que deve evitar.
São vários os alimentos que provocam prisão de ventre, também conhecida como obstipação intestinal.
Esta condição carateriza-se pela dificuldade em evacuar. Os sintomas podem incluir fezes duras e secas, dor ou desconforto e sensação de que o intestino não está completamente vazio após a evacuação. Pode provocar, ainda, dor abdominal, barriga inchada, acumulação de gases, flatulência e falta de apetite.
A prisão de ventre pode ser causada por muitos fatores, como uma dieta pobre em fibras e rica em alimentos refinados, processados, entre outros.
Conheça, a seguir, quais as possíveis causas e que tipo de alimentos evitar.
Quais as causas da prisão de ventre?
Por norma, a obstipação intestinal ocorre quando as fezes permanecem no intestino grosso por muito tempo e o cólon absorve a água das fezes, tornando-as duras e secas.
Como esta situação pode dever-se a vários motivos, é essencial que converse com o seu médico assistente, para receber orientações adequadas para o seu tratamento, em função da causa.
Entre os fatores que podem causar prisão de ventre estão:
- Não comer fibras suficientes como fruta, vegetais e cereais;
- Alterações na rotina ou estilo de vida como, por exemplo, uma mudança nos hábitos alimentares;
- Ignorar a vontade de ir à casa de banho;
- Sedentarismo e falta de atividade física;
- Não beber líquidos suficientes;
- Ter febre;
- Ter peso acima ou abaixo do recomendado;
- Ansiedade, depressão ou stress;
- Uso de determinados medicamentos ou suplementos, como: antiácidos de alumínio, antidepressivos, antiepiléticos, suplementos de cálcio, analgésicos opiáceos, diuréticos ou suplementos de ferro;
- Gravidez, principalmente no estágio inicial;
- Algumas doenças como, por exemplo, síndrome do intestino irritável, diabetes, hipercalcemia, hipotireoidismo, distrofia muscular, esclerose múltipla, Doença de Parkinson e cancro do intestino.
Nos bebés e nas crianças, a prisão de ventre é muito comum. Normalmente, deve-se a uma alimentação pobre em fibras e líquidos, desfralde inadequado ou receio de usar a casa de banho.
Esse receio pode estar relacionado com a dor que a criança possa sentir ao evacuar, levando-a a ignorar a vontade de ir à casa de banho, o que acaba por piorar a sua condição.

7 alimentos que causam prisão de ventre
Além do consumo de poucos alimentos ricos em fibras, como fruta, verduras e cereais integrais, existem também alguns alimentos que podem provocar a prisão de ventre.
Contudo, cada pessoa reage de forma diferente a alimentos específicos. Por isso, a dieta deve ser adaptada às necessidades individuais.
1. Alimentos refinados
Pão branco, arroz branco e massas são alguns dos alimentos refinados, que devem ser evitados, porque são pobres em fibras e outros nutrientes essenciais à regulação do intestino.
Também a ingestão excessiva de açúcares refinados e gorduras saturadas pode prejudicar a microbiota intestinal, importante para a saúde do intestino e digestão adequada.
2. Carne vermelha
A prisão de ventre pode ser potenciada pelo consumo de muita carne vermelha, pois esta é rica em proteínas e pobre em fibras.
Por outro lado, as proteínas e a gordura animal são digeridas mais lentamente, o que pode levar a uma maior absorção de água dos alimentos e, consequentemente, à obstipação intestinal.
3. Laticínios
Os laticínios, como leite, queijo, iogurte e manteiga, são uma importante fonte de nutrientes, como proteínas, cálcio e vitaminas.
No entanto, estes produtos são desaconselhados às pessoas que sofrem de intolerância à lactose. Ou seja, que não conseguem digerir esta substância adequadamente.
A digestão não adequada da lactose pode provocar inchaço, gases, prisão de ventre, entre outros sintomas.

4. Bananas verdes
As bananas verdes contêm amido resistente, mais difícil de digerir para algumas pessoas, o que pode causar obstipação.
Quando estão maduras, as bananas contêm menos amido resistente e mais açúcares simples, o que facilita a digestão. Por também terem mais fibras solúveis, podem ajudar a prevenir a prisão de ventre e a manter o trato intestinal saudável.
5. Alimentos ricos em gordura
Alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras, como os fritos e a fast food, são digeridos mais lentamente pelo corpo. Isso significa que permanecem mais tempo no trato digestivo, o que pode desacelerar o movimento intestinal e causar prisão de ventre.
Este tipo de alimentos pode também causar desidratação, por precisarem de mais água para digerir e absorver a gordura.
6. Alimentos processados
Os alimentos processados incluem conservantes, corantes, adoçantes e outros componentes artificiais que visam melhorar o sabor e/ou aumentar o prazo de validade.
Bolachas, refeições pré-confecionadas ou batatas fritas são alguns exemplos de alimentos modificados através de processos industriais. Estes produtos tendem a ter menos nutrientes, mais sódio, açúcares adicionados, gorduras saturadas e baixo teor de fibras.
7. Bebidas com cafeína
Bebidas com cafeína, como café, chá e alguns refrigerantes, podem interferir na absorção da água no intestino e causar desidratação, o que pode contribuir para a prisão de ventre.