O que dizem os seus olhos... vermelhos?
• 3 mins. leitura
Indíce
- 1. Olhos vermelhos: Porquê?
- 2. Causas Comuns
- 3. Tratamento
- 4. Como prevenir
De uma irritação momentânea provocada por fumo ou pó, passando por doenças que precisam de cuidados médicos, como a conjuntivite, as causas de olhos vermelhos podem ser diversas.
Mas, afinal, como saber o que se passa e como resolver casos de vermelhidão nos olhos? Esclarecemos, a seguir.
O que acontece para os olhos ficarem vermelhos?
Os olhos ficam vermelhos porque há uma reação inflamatória na membrana (a conjuntiva) que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca do olho (a esclera), levando à dilatação dos vasos sanguíneos. Esta irritação pode afetar apenas um dos olhos ou ambos.
Olhos vermelhos: quais as causas mais comuns?
Existem muitas causas possíveis para a vermelhidão dos olhos. Algumas não representam consequências de maior. Já outras podem ser motivo de preocupação ou até de emergência médica.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, com várias origens: infeções bacterianas ou virais, alergias ou irritações dos olhos. É uma situação comum, sobretudo nas crianças. Como é contagiosa, é importante lavar frequentemente as mãos e não esfregar os olhos.
Se, além de olhos vermelhos, tem sintomas como sensibilidade à luz, crostas nas pálpebras e pestanas, secreção branca, amarela ou verde nos olhos, lacrimejo, sensação de calor ou de ter grãos de areia nos olhos e comichão, deve consultar o seu médico.
Fadiga ocular
Os olhos vermelhos são, muitas vezes, um sintoma de fadiga ocular. Ou seja, de que estão a ser sujeitos a um grande esforço pelo excesso de exposição a ecrãs de televisão, telemóvel ou computador. Este esforço também faz com que fiquem mais secos.
Hemorragia subconjuntival
Os vasos sanguíneos sob a superfície do olho podem romper-se em resultado de grandes esforços, espirros fortes ou esfregar os olhos com muita força. Esta situação é indolor e geralmente inofensiva, sendo comum em pessoas que tomam medicação para tornar o sangue mais fino.
Glaucoma
A vermelhidão ocular é um dos sintomas do glaucoma, uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 60 anos e uma condição que exige acompanhamento médico.
Uveíte
Esta doença carateriza-se por uma inflamação interna do olho que afeta a úvea (camada pigmentada do globo ocular). Dor ocular, vermelhidão do olho, pontos flutuantes e perda de visão são alguns sintomas de uveítes.
Irritação na córnea
Os olhos ficam vermelhos, porque a córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila) está arranhada ou irritada. Isto pode ser provocado por objetos estranhos no olho, como grãos de areia, partículas de pó ou lentes de contacto.
Alergias e irritações
Pólen, pelos de animais, pó e bolor podem causar alergias e irritações oculares, que, além de vermelhidão, podem originar comichão, lacrimejo ou sensação de queimadura.
O cloro das piscinas, o fumo do cigarro e até alguns perfumes também podem irritar os olhos e fazer com que fiquem vermelhos.
Episclerite
A episclerite é uma inflamação dos vasos sanguíneos da episclera, que consiste numa fina camada de tecido transparente na parte branca do olho. A vermelhidão pode afetar todo o olho ou apenas uma parte.
Como tratar os olhos vermelhos
O tratamento para olhos vermelhos depende da causa, havendo situações que se resolvem sem medicação ou intervenção médica.
Existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas, como repouso, compressas frias, lavar suavemente as pálpebras ou massajar levemente. Descongestionantes e anti-histamínicos podem contribuir para atenuar a comichão e a vermelhidão causadas por alergias.
No entanto, deve consultar um médico se os olhos estão vermelhos há alguns dias ou se o problema afetar crianças com menos de dois anos.
Se sentir dor, se usar lentes de contacto ou se a vermelhidão acontecer num bebé recém-nascido, deve falar com um médico o mais rapidamente possível.
A situação é urgente e pode ser grave se, além de vermelhidão, sentir alterações na acuidade da visão, dor nos olhos, dores de cabeça fortes e enjoos. Também é necessário procurar ajuda médica com urgência, se os olhos apresentarem um tom vermelho-escuro ou se uma pupila estiver mais dilatada do que a outra.
Como prevenir a vermelhidão nos olhos
Há alguns cuidados que pode adotar, para prevenir a vermelhidão nos olhos, nomeadamente:
- Não esfregue nem coce os olhos;
- Se usa lentes de contacto, lave as mãos antes de as retirar e colocar e desinfete-as com uma solução apropriada;
- Não use maquilhagem de outras pessoas;
- Evite a exposição aos fumos como o do tabaco;
- Não passe muito tempo em locais com ar condicionado;
- Verifique regularmente os filtros do ar condicionado;
- Faça pausas frequentes quando está a usar o computador ou outros ecrãs;
- Não partilhe toalhas ou panos;
- Troque a roupa de cama com frequência
- Use óculos de sol, sobretudo quando está muito sol ou vento.