10 cuidados a ter com a saúde no outono
• 5 mins. leitura
Indíce
- 1. Doenças Frequentes
- 2. Vacinação
- 3. Higiene das mãos
- 4. Hidratação
- 5. Cuidar da Pele
A mudança de estação traz dias mais curtos e temperaturas mais baixas. Chegam também as infeções respiratórias, a pele seca e as alergias sazonais que exigem alguns cuidados com a saúde no outono.
Sem dúvida que esta é uma das estações do ano que mais coloca à prova o sistema imunitário de todos. No entanto, seguindo algumas dicas, é possível aproveitar as cores e os sabores de outono sem preocupações.
Quais as doenças mais frequentes no outono?
Com a chegada do outono, começam a surgir as doenças próprias da época, sobretudo as que afetam as vias respiratórias, por permanecermos mais tempo em ambientes fechados.
Além das constipações, gripes, pneumonias, faringites e bronquites, ocorrem também as alergias respiratórias, motivadas pelos pólenes, ácaros e esporos de fungos, o chamado bolor.
É ainda nesta altura que se fala da depressão sazonal, causada pela redução da exposição solar.
Com a possibilidade de baixas temperaturas e de vento, a pele tende a ressecar, o que também pode ser um problema, nesta fase do ano.
10 cuidados de saúde a ter em conta no outono
Os 10 cuidados que recomendamos a seguir podem ajudar a manter a sua saúde em dia e a prevenir doenças, durante o outono.
1. Visite o seu médico
Marque uma consulta de rotina com o seu médico. Esta é uma boa ocasião para fazer um check-up e avaliar o seu estado de saúde e, assim, prevenir potenciais complicações ou doenças.
Esta consulta reveste-se de especial importância para quem sofre de patologias específicas, já que o médico assistente pode indicar cuidados que permitam evitar o seu agravamento.
2. Fortaleça o seu sistema imunitário
À medida que as temperaturas vão descendo e passamos mais tempo em espaços fechados, as doenças respiratórias, como a gripe, tornam-se mais comuns.
Para fortalecer o sistema imunitário, é essencial adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais, exercícios físicos regulares e uma rotina de sono adequada, bem como recorrer a estratégias para gerir o stress.
3. Vacine-se contra a gripe sazonal
A vacina da gripe pode ajudar a prevenir ou a reduzir a gravidade desta doença, que é mais prevalente durante o outono.
4. Tenha atenção à higiene das mãos
Lave as mãos regularmente com água e sabão, especialmente antes das refeições e após o contacto com superfícies que possam estar sujas ou contaminadas, como corrimões e maçanetas, entre outras.
Se a água e o sabão não estiverem disponíveis, use um desinfetante à base de álcool.
5. Proteja-se contra as alergias
O outono também pode ser uma estação de alergias, devido à presença de ácaros, mofo e pólenes. Mantenha a casa limpa, livre de pó e de humidade.
Evite abrir as janelas em dias com alta concentração de pólenes. Se é habitual sofrer com as alergias sazonais, consulte o seu médico para um plano de tratamento adequado.
6. Vista-se adequadamente
As mudanças de temperatura no outono podem ser imprevisíveis. Vista-se em camadas, para poder ajustar-se a essas variações ao longo do dia.
7. Mantenha-se hidratado
Quando está menos calor, existe a tendência de bebermos menos água. No entanto, é essencial estarmos hidratados durante todo o ano. Beba bastante água durante o dia, para garantir a hidratação necessária de todo o corpo, incluindo a pele.
8. Cuide da sua pele
Com o frio e o vento, a pele pode ficar mais seca. Use um hidratante adequado à sua pele para a manter saudável. Evite banhos muito quentes e prolongados. Assim, vai proteger a humidade natural da sua pele e também o ambiente.
9. Fique atento à sua saúde mental
No outono, os dias ficam mais curtos, pelo que a exposição à luz solar é menor, o que pode desencadear a chamada depressão sazonal.
É, por isso, importante que crie mecanismos para o ajudar a lidar com esta situação como, por exemplo, manter-se ativo, arranjar um hobby, praticar ioga ou meditação, conviver com familiares e amigos.
Se necessário, recorra a um profissional de saúde mental ou experimente a fototerapia, que consiste na exposição da pele a fontes artificiais de luz ultravioleta, em doses adequadas a cada pessoa.
10. Aproveite o outono
Aproveite o outono para se manter ativo e ter experiências diferentes. Com as folhas das árvores a mudarem de cor, faça caminhadas em parques naturais, explore trilhos, respire o ar puro e desfrute das belas paisagens proporcionadas por esta estação.
Esta também é a altura das vindimas e, por isso, uma ótima oportunidade para visitar as vinhas de regiões como o Douro, o Alentejo ou o Minho. Há, ainda, vários festivais gastronómicos dedicados às castanhas, cogumelos, azeite, entre outros produtos sazonais.