Qual a importância da água para o organismo?
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. A importância da água
- 2. A pele e a água
- 3. A água e os rins
- 4. Os mitos da água
A água desempenha um papel essencial nas mais diversas funções do corpo. Saiba mais sobre a sua importância para o nosso organismo.
A importância da água para o organismo não se resume a matar a sede, muito pelo contrário. A água desempenha um papel fundamental em várias funções do corpo, desde levar nutrientes e oxigénio para as células, a proteger articulações e órgãos ou a regular a temperatura corporal.
Quando em falta no organismo, causa desidratação e pode afetar a saúde, levando, por exemplo, a problemas renais, entre outros.
Por que devemos beber água?
A água é, muitas vezes, esquecida como uma parte importante da alimentação, embora seja fundamental para o funcionamento do organismo. Não é por acaso que, na roda dos alimentos, a podemos encontrar precisamente ao centro.
Várias pesquisas mostram que a água nos alimentos não é suficiente para satisfazer as necessidades diárias individuais, sendo aconselhada a ingestão de cerca de 1,5 a 3 litros de água por dia, para otimizar o funcionamento do organismo.
No entanto, é preciso ter atenção aos diferentes fatores que influenciam as necessidades diárias de água. Entre eles estão a idade, gravidez e lactação, o exercício físico, tipo de alimentação e clima ou, ainda, perdas aumentadas que possam acontecer devido a vómitos ou diarreia.
Por outro lado, há uma perda normal de líquidos através da urina, fezes, transpiração e respiração e esses líquidos precisam de ser repostos, para evitar a desidratação.
5 motivos para beber água
A água é muito importante para o organismo, por exercer várias funções na fisiologia humana. Vejamos cinco motivos para incluí-la na nossa alimentação.
1. Manter o equilíbrio de líquidos no organismo
O corpo é composto por cerca de 60 a 70% de água. Enquanto componente do sangue, linfa e de todas as secreções corporais, intervém nos processos de digestão, absorção, circulação, produção de saliva, transporte de nutrientes e controlo da temperatura corporal.
2. Ajudar na recuperação muscular
Durante o exercício, os músculos perdem água através da transpiração. Esta perda pode levar à desidratação e diminuição do desempenho físico, bem como aumentar o tempo de recuperação do esforço físico e o risco de lesões. Portanto, beber água antes, durante e depois do exercício, ajuda a prevenir a desidratação e a melhorar a recuperação muscular.
3. Cuidar da saúde da pele
A água é extremamente importante para a saúde da pele. Esta é composta, em grande parte, por água e funciona como uma barreira protetora para evitar a perda excessiva de líquidos.
Quando não é ingerida água suficiente, a pele pode parecer seca, sem brilho e enrugada. A água ajuda, assim, a manter a pele hidratada, o que é essencial para a elasticidade, firmeza e suavidade.
4. Proteger os rins
Os rins desempenham uma função vital na filtragem do sangue e na remoção de resíduos e toxinas do corpo. Quando não se bebe água suficiente, os rins não recebem o fluxo adequado de líquidos para realizar essa função de forma eficaz.
Como consequência, podem surgir problemas renais, como a formação de cálculos, ou, mais grave ainda, a insuficiência renal, bem como infeções urinárias, entre outras complicações.
5. Promover a normal função intestinal
Beber água é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, incluindo a função intestinal. A hidratação adequada mantém a normalidade ao longo do trato gastrointestinal. Quando não há água suficiente, o cólon “procura” a água das fezes para manter a hidratação, tornando-as mais duras, o que resulta em obstipação ou prisão de ventre. Esta situação poderá causar desconforto abdominal, inchaço, gases e até mesmo hemorroidas.
Mitos relacionados com a ingestão de água
Apesar da sua importância para o nosso organismo, existem vários mitos relacionados com a ingestão de água, a começar pela quantidade que devemos beber diariamente.
É frequente ouvir-se dizer que, em regra, precisamos beber oito copos de água por dia. No entanto, esta afirmação não deve ser generalizada, uma vez que a quantidade de água necessária a cada pessoa varia de acordo com a idade, a atividade física, o tipo de alimentação e o clima, entre outros fatores. Durante a gravidez ou amamentação, por exemplo, as necessidades hídricas também se alteram.
Também se diz que beber água, ou água com limão, ajuda a emagrecer. Em bom rigor, não podemos afirmar, que só por si, a água emagreça. Porém, uma coisa é certa: o consumo de água acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e favorece a digestão. Todos estes benefícios associados a uma alimentação saudável e ao exercício físico regular acabam por influenciar de forma positiva na perda de peso.
Outro dos mitos é que a ingestão de água às refeições poderá contribuir para o aumento de peso. Mas, ao contrário de outras bebidas, a água não tem calorias e, por isso, não pode engordar. Beber água durante as refeições ou ao longo do dia pode, aliás, ajudar a diminuir a quantidade de calorias ingeridas se for consumida em substituição de refrigerantes ou outras bebidas açucaradas.
Então, e beber água depois de comer melão, faz mal? Não há evidência científica que o comprove. Contudo, por ser um alimento rico em água, o melão pode causar sensação de enfartamento, se for consumido juntamente com mais água.