Frio ou calor? O que é melhor para o alívio das dores
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. O frio e o calor aliviam?
- 2. Podem fazer mal?
- 3. Quando usar o frio?
- 4. Como usar?
- 5. Quando usar o calor?
O frio e o calor aliviam a dor, mas há situações em que apenas uma destas soluções é aconselhada.
Fique a saber de que modo o organismo reage à aplicação do frio e do calor, bem como em que circunstâncias podem ser usados com fins terapêuticos.
De que forma o frio e o calor podem aliviar a dor?
O frio e o calor são utilizados de várias formas no alívio da dor. Do gelo às compressas quentes, estes são recursos muito comuns, tanto em casa como em fisioterapia ou na recuperação física de atletas.
No entanto, há que saber quando usar crioterapia (utilização do frio) e a termologia (quando se aplica calor), porque há casos em que o efeito pode ser o contrário. Ou seja, em vez de aliviar a dor, pode agravar.
Com a aplicação de frio, pretende-se reduzir o afluxo de sangue às zonas afetadas e, assim, atenuar a dor e o inchaço. Isto acontece porque o frio tem um efeito vasoconstritor, isto é, de diminuição do calibre dos vasos sanguíneos e consequente diminuição da dor e a inflamação local. Assim, é indicado para traumatismos agudos (como os que são provocados por quedas) e feridas não infetadas.
Já o calor é recomendado como medida a médio e longo prazo. Tem como efeito a dilatação dos vasos sanguíneos, causando um aumento do fluxo de sangue nos tecidos com inflamação. Além da redução da dor e de espasmos, o calor permite o alívio das contraturas musculares.
Por estes motivos, é frequente usar o frio ou o calor para aliviar as dores das mulheres em trabalho de parto ou uma dor provocada por pequenos acidentes domésticos, como bater com a cabeça na porta de um armário.
O frio e o calor podem fazer mal?
Sim, se forem usados numa situação que leve justamente ao efeito contrário do pretendido. Por exemplo, se a ideia é reduzir um inchaço, não se deve usar calor.
Estes métodos também não devem ser utilizados caso a inflamação se deva a uma infeção.
Há igualmente riscos para os mais idosos, já que este alívio da dor pode agravar ou mascarar doenças mais complexas. Além disso, como costumam tomar medicação, há riscos acrescidos.
Por isso, antes de recorrer a uma destas formas de alívio da dor, é recomendável obter aconselhamento de um profissional de saúde, para que lhe seja indicada a terapêutica mais adequada.
Quando usar frio para aliviar a dor?
O frio, pela sua capacidade de reduzir o sangramento nos tecidos, prevenir ou reduzir o inchaço (inflamação) e reduzir dores musculares e espasmos, pode ser usado, por exemplo, em entorses, tendinites, ou quando se cai e se magoa um joelho ou um cotovelo. Ou seja, em contexto agudo.
Nestes casos, é importante que a aplicação seja imediata (no espaço de meia hora após o traumatismo), durante 10 a 15 minutos e com um intervalo de cerca de 30 minutos.
O frio também é indicado para dores na região lombar e doenças crónicas, como a artrite, incluindo a gota.
Como usar o frio para aliviar a dor?
Uma das maneiras mais comuns de usar frio para aliviar a dor é o gelo. Há, porém, alguns cuidados a ter na sua utilização. Para evitar queimaduras na pele, o gelo nunca deve ser aplicado diretamente sobre a zona afetada, mas estar coberto por uma toalha ou outro tecido.
Se não tiver um saco de gelo, pode usar uma toalha: mergulhe-a em água fria, coloque-a no congelador, num saco selável, durante 15 minutos. Depois, aplique na área afetada. Em alternativa, use um saco de legumes congelados (por exemplo, um pacote de ervilhas).
Para fazer compressas frias, coloque o gelo num saco de plástico selável e encha parcialmente com água. Feche o saco e enrole-o numa toalha húmida, aplicando sobre a área afetada.
Há outros cuidados a ter aquando da aplicação de frio para aliviar a dor:
- Elevar a área afetada (por exemplo, levantando o braço magoado ou colocando almofadas debaixo dele), o que ajuda a reduzir o inchaço;
- Verificar a cor da pele do local onde está a aplicar o gelo e parar a aplicação se a pele ficar azulada, manchada, dorida ou demasiado dormente;
- Não usar sobre feridas abertas ou arranhões;
- As crianças só devem usar sacos de gelo sob supervisão de um adulto e por curtos períodos de tempo.
Quando é que o calor é bom para aliviar a dor?
O calor é bom para aliviar torcicolos, contraturas musculares ou dores na zona lombar que surgem depois de pegar em pesos ou a fazer tarefas domésticas. Nestas situações, usar um saco de água quente ajuda ao relaxamento muscular e reduz a dor.
Também é benéfico aplicar calor depois de fazer exercício físico, especialmente quando é de alta intensidade. Tal, ajuda a relaxar os músculos e a eliminar substâncias como o ácido láctico, que se acumula no sangue e provoca dores musculares.
Contudo, não se deve recorrer ao calor em lesões com menos de 48 horas e que envolvam problemas nos tendões ou músculos.
Como usar o calor para aliviar a dor?
A aplicação de calor pode ser feita com sacos de sementes ou trigo aquecidos, almofadas térmicas, cremes de aquecimento profundo, sacos de água quente ou toalhas mergulhadas em água quente (não a escaldar).
Seja qual for o método escolhido, nunca deve estar em contacto direto com a pele, para evitar queimaduras e outras lesões cutâneas. As pessoas com diabetes ou outros problemas de saúde devem ter especial cuidado.