O vinagre de maçã emagrece? Saiba se é mito ou verdade
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. O vinagre emagrece?
- 2. Como preparar?
- 3. Quais os benefícios?
- 4. Devemos ingerir?
- 5. Sistema imunitário
Com o desejo de alcançar o peso ideal ou de ter uma alimentação mais saudável para perder peso, as verdades e os mitos podem confundir-se, por vezes. Diante de tantas informações disponíveis, é comum surgirem algumas questões, sendo que uma das mais frequentes é: "o vinagre de maçã emagrece?".
Também conhecido como vinagre de sidra, este composto tem sido promovido como uma opção natural para a perda de peso. Alega-se que este pode aumentar a sensação de saciedade, reduzir o apetite, ajudar na queima de gordura e até mesmo bloquear a absorção de amido.
A água com vinagre de sidra emagrece?
Produzido com maçãs esmagadas e fermentadas, este vinagre é comummente usado como ingrediente em molhos para saladas ou marinadas.
Durante muitos anos, as pessoas também têm usado o vinagre de maçã como um remédio caseiro para quase tudo, desde o combate de germes até à prevenção da azia.
Estudos recentes mostraram que os benefícios do vinagre de maçã são reais no que diz respeito à manutenção da saúde, uma vez que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, a melhorar a digestão ou a reforçar o sistema imunitário.
Adicionalmente, este tipo de vinagre é uma excelente fonte de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, podendo, inclusive, ser uma boa fonte de antioxidantes.
Mas será que o vinagre de maçã pode contribuir para a perda de peso, quando ingerido diluído em água? Responderemos a esta questão, mas, primeiro, é preciso perceber como este líquido pode ser consumido.
Como preparar o vinagre de maçã?
O vinagre de sidra de maçã pode ser consumido em pequenas quantidades ou tomado como suplemento. Os altos níveis de ácido acético, assim como os outros compostos, são os responsáveis por beneficiar a saúde.
Embora existam diferentes recomendações quanto à dosagem, a maioria indica que, na água com vinagre de sidra, se misture uma a duas colheres deste líquido, antes ou durante as refeições, ou antes de dormir.
Também pode usar vinagre de maçã destas formas:
- Molhos, guisados ou para temperar saladas;
- Diluir em água quente ou fria (conforme preferir).
Quais são os benefícios do vinagre de maçã?
A maioria dos estudos científicos que avaliaram os efeitos positivos do vinagre de maçã na saúde não demonstraram resultados decisivos. Até ao momento, o que se descobriu foi que este:
- Pode baixar o colesterol;
- Reforça o sistema imunitário;
- Ajuda a baixar o açúcar no sangue;
- Melhora a sensibilidade à insulina;
- Previne danos celulares.
Deve ingerir vinagre de sidra para emagrecer?
Alguns investigadores pensaram que o ácido acético do vinagre de maçã poderia acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. No entanto, os dados de vários estudos realizados não o confirmaram.
O ensaio mais conhecido em seres humanos envolveu 175 pessoas, as quais consumiram uma bebida que continha uma, duas ou até nenhuma colher de sopa de vinagre por dia. Após três meses, aquelas que consumiram vinagre perderam mais dois a quatro quilos do que aquelas que não o ingeriram. Também os níveis de triglicerídeos (uma gordura encontrada no sangue e uma fonte de energia para o organismo) estavam mais baixos.
Um estudo que avaliou os benefícios do vinagre de sidra no controlo do peso escolheu, de forma aleatória, 39 participantes para seguir, ao longo de 12 semanas, uma dieta de restrição calórica com vinagre de maçã ou uma dieta de restrição calórica sem vinagre de maçã. Ambos os grupos perderam peso, mas o que consumiu vinagre de maçã perdeu mais.
Como em muitas investigações anteriores, esta assentou numa amostra pequena e não estabeleceu a comparação entre um grupo de controlo e um grupo placebo. O estudo também não teve em conta outros fatores que podem levar à perda de peso, como a nutrição adequada ou a prática de exercício físico diária.
Em suma, não existem evidências científicas suficientes que comprovem que o vinagre de maçã emagrece. No entanto, pode trazer outros benefícios (comprovados) para a saúde.
Vinagre de maçã vs colesterol: qual a relação?
Vários estudos comprovaram que o vinagre de maçã ajuda a baixar o colesterol. Aliás, uma revisão científica, divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, que englobou nove estudos diferentes, concluiu que o vinagre de maçã diminui o colesterol e os triglicerídeos, enquanto aumenta o colesterol "bom".
O vinagre de sidra pode favorecer a perda de apetite?
Como vimos, os trabalhos científicos desenvolvidos não são suficientes para comprovar que o consumo de vinagre de maçã ajuda a emagrecer, mas será que, de alguma forma, suprime o apetite?
Um estudo sobre o impacto do vinagre de sidra no apetite revelou que as pessoas se sentiam mais cheias após a sua ingestão. No entanto, os investigadores chegaram à conclusão que o ácido acético apenas fazia com que estas se sentissem enjoadas e não quisessem comer tanto.
Numa análise sobre os efeitos do vinagre de sidra, os investigadores não encontraram nenhuma evidência que o mesmo alterasse o apetite a longo prazo.
O sistema imunitário é reforçado pelo vinagre de maçã?
A nossa imunidade é globalmente influenciada por vários aspetos. No entanto, é verdade que o vinagre de maçã pode ajudar a reforçá-la.
Uma investigação in vitro demonstrou que o vinagre de sidra pode ser um aliado poderoso no combate das bactérias E. coli (que reside no intestino) e S. aureus (que causa infeções de pele ou respiratórias), bem como das bactérias resistentes Escherichia coli (rE. coli) e a Staphylococcus aureus (MRSA).
Opte por um estilo de vida saudável
Apesar de o vinagre de maçã trazer várias vantagens para a saúde, se o seu objetivo é a perda de peso, é preferível optar por estratégias comprovadamente eficazes. Vejamos alguns exemplos:
- Pratique exercício físico diário;
- Evite a ingestão de certos alimentos (muito açúcar ou muita gordura), principalmente antes de ir dormir;
- Beba água (se não gostar do sabor, pode aromatizá-la com algumas rodelas de limão, por exemplo);
- Durma o suficiente (sete horas, no mínimo).
É igualmente essencial seguir uma dieta adequada às suas necessidades, devendo, para tal, consultar um nutricionista.
Assim, o melhor é adotar uma dose saudável de ceticismo relativamente a qualquer abordagem que afirme que é possível perder peso, sem diminuir a ingestão de calorias diária ou sem praticar atividade física regularmente.