Foliculite: o que causa esta doença de pele?
• 5 mins. leitura
Indíce
- 1. O que causa?
- 2. Sinais e Sintomas
- 3. Como tratar?
- 4. Prevenção
A foliculite é uma inflamação ou infeção dos folículos pilosos, que são pequenas cavidades na pele onde os pelos crescem.
Esta condição pode afetar qualquer parte do corpo que tenha pelos, mas é mais comum no rosto, no couro cabeludo, nas axilas, nas coxas e nas nádegas.
A foliculite pode ser superficial ou profunda e é frequentemente caraterizada por pequenas pústulas, vermelhidão e comichão.
Por norma, aparece como pequenas saliências na pele. Pode parecer acne ou erupção cutânea e afetar apenas um folículo capilar ou vários.
A foliculite capilar é relativamente comum, sendo que algumas pessoas, com determinados problemas de saúde, são mais propensas a esta doença de pele.
O que causa estas espinhas ou furúnculos?
Às vezes, a causa não é conhecida, mas, geralmente, a foliculite é causada por bactérias, especialmente a Staphylococcus aureus.
Esta bactéria pode infetar os folículos pilosos, levando à inflamação e à formação de pústulas. Infeções por fungos, como as causadas pelo fungo Malassezia, também podem provocar foliculite. Estas infeções são mais comuns em áreas quentes e húmidas do corpo.
Esta doença de pele não é transmitida por contacto físico. É possível contrair foliculite causada pela bactéria Staphylococcus através de objetos como lâminas de barbear, toalhas ou roupas usadas por alguém que tenha esta condição, ou em piscinas que não estejam devidamente higienizadas.
Há uma maior probabilidade de ter foliculite se uma pessoa:
- Tiver acne, especialmente ao utilizar um creme à base de esteroides ou tomar um antibiótico para essa condição durante muito tempo;
- Usar roupas justas, luvas de borracha ou botas que dificultem a transpiração;
- Estiver numa piscina ou banheira de hidromassagem que não seja higienizada regularmente;
- Tiver uma doença que afeta o sistema imunitário, como diabetes, leucemia e VIH ou SIDA.
Sinais e sintomas da foliculite
Existem dois tipos principais de foliculite: superficiais e profundos. A foliculite superficial envolve parte do folículo, enquanto a foliculite profunda engloba todo o folículo e, normalmente, é mais grave.
Os sinais e sintomas da foliculite podem incluir:
- Aglomerados de pequenas saliências, ou espinhas em torno dos folículos pilosos;
- Bolhas cheias de pus (furúnculos), que se abrem e formam crostas;
- Pápulas (pequenas elevações na pele) inflamadas;
- Comichão e sensação de ardor na pele;
- Pele dolorida e sensível.
Localizações comuns
Pode aparecer em qualquer parte do corpo com folículos capilares, mesmo que seja difícil de ver. Passamos a enumerar as áreas mais comuns.
Pernas
Pequenas protuberâncias, às vezes cheias de pus, podem aparecer nas pernas, especialmente nas coxas. Podem doer ou causar prurido.
Nádegas
Desde usar roupas apertadas até depilar os pelos recorrendo à cera, qualquer coisa pode causar o aparecimento da foliculite nas nádegas.
Pode aparecer como uma única espinha vermelha ou, por vezes, como uma erupção cutânea generalizada.
Rosto
Quando uma pessoa faz a barba, a pele pode ficar com manchas nas bochechas, no queixo e no pescoço. Quando infetadas, essas manchas podem ficar maiores e repletas de pus.
A foliculite também pode aparecer em outras partes do corpo, como a testa. Isso ocorre porque, geralmente, um folículo capilar está bloqueado por bactérias.
Região da virilha
A foliculite na virilha pode ser causada devido à depilação dessa região, seja por meio de cera, pinça ou lâmina.
Usar roupas muito justas contra a pele também pode causar espinhas dolorosas nas virilhas.
Peito e costas
O que pode parecer acne no peito ou nas costas pode ser um tipo de foliculite, caso a sensação de prurido seja intensa. Suar também piora as protuberâncias.
Este tipo é bastante comum em adolescentes, uma vez que as glândulas sebáceas trabalham mais durante a fase da puberdade.
Se o sistema imunitário de uma pessoa estiver vulnerável, é possível que desenvolva esta condição no peito e no pescoço, bem como nos braços. Estas saliências inchadas podem desaparecer e, depois, voltar.
Couro cabeludo
Embora seja raro, os folículos capilares da cabeça podem ficar inflamados, provocando foliculite no couro cabeludo.
Este tipo pode causar manchas redondas ou ovais e pode causar sintomas como comichão ou dor no couro cabeludo.
Consequências
As possíveis complicações podem incluir:
- Cicatrizes permanentes;
- Infeção recorrente ou disseminada;
- Destruição dos folículos capilares e perda de cabelo permanente;
- Manchas de pele mais escuras (hiperpigmentação) ou mais claras (hipopigmentação), geralmente temporárias.
A foliculite causada por Staphylococcus pode começar a crescer no corpo e, com o tempo, pode espalhar-se para os órgãos e o sangue. Embora seja incomum, pode ser mortal se não for tratada imediatamente.
Como tratar e prevenir a foliculite
Geralmente, esta condição de saúde é diagnosticada durante um exame físico. Na maior parte dos casos, não é necessário consultar um dermatologista.
Em casos mais graves, uma pessoa pode ser encaminhada para esse especialista médico, para exames adicionais, para garantir que não se trata de outra condição de saúde.
Tratamento
As opções de tratamento dependem do tipo de foliculite e da sua gravidade.
Certos tipos, como a foliculite profunda, podem precisar de cuidados mais agressivos, enquanto outros podem desaparecer com pouco ou nenhum tratamento (foliculite superficial).
Se a condição da pessoa for leve, pode ser tratada em casa. Existem várias maneiras de cuidar da pele irritada, incluindo:
- Usar produtos de limpeza antibacterianos para limpar a pele (limita a quantidade de bactérias);
- Aplicar toalhas quentes na pele irritada (alivia o desconforto);
- Usar cremes que aliviem a sensação de prurido.
Em casos mais graves, pode ser necessário:
- Antibióticos orais para tratar a doença;
- Drenagem de furúnculos e carbúnculos (para remover a acumulação de pus e permitir que a área da infeção cicatrize).
Prevenção
Por norma, as infeções são provocadas por bactérias e fungos que invadem os folículos capilares.
Muitas vezes, prevenir a foliculite passa por adotar cuidados específicos, tais como:
- Manter a pele limpa e o cabelo saudável;
- Limitar ações depilatórias, como usar cera ou raspar os pelos;
- Usar roupas práticas e respiráveis para evitar que o suor se armazene entre as roupas e a pele, principalmente aquando de exposição solar intensa;
- Verificar os níveis de desinfetante químico de banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas antes de utilizá-las. Quanto mais quentes forem estes equipamentos, mais rapidamente os produtos químicos desaparecerão. Isso torna-os menos eficazes contra bactérias.
Apesar de a foliculite ser uma condição comum que muitas pessoas têm ao longo da vida, é aconselhável consultar o médico se tiver pequenas protuberâncias vermelhas nos braços, pernas, rosto ou costas e tiver sintomas desconfortáveis, como dor, febre ou drenagem de líquido.