
Rotura de ligamentos do joelho: conheça os vários tipos
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. O que é?
- 2. Sintomas
- 3. Tipos de roturas
- 4. Como tratar?
- 5. Prevenção
A rotura de ligamentos do joelho é uma lesão bastante comum, sendo que o tratamento e tempo de recuperação variam consoante o tipo e gravidade.
Algumas roturas podem ser tratadas de forma conservadora, mas outras mais graves podem exigir cirurgia. Saiba mais.
O que é uma rotura de ligamentos e qual a causa
Uma rotura de ligamentos ocorre quando há um traumatismo no tecido fibroso que liga dois ossos nas articulações, podendo resultar de diferentes circunstâncias:
- Lesão no joelho: ao rodopiar durante uma atividade física;
- Lesão no tornozelo: ao caminhar ou praticar exercício físico numa superfície irregular, saltando e caindo desajeitadamente;
- Lesão no pulso: ao aterrar com a mão estendida durante uma queda;
- Lesão no polegar: ao fazer uma extensão excessiva, como pode acontecer em desportos com raquete.

Sintomas
Os sinais e sintomas de uma rotura de ligamentos podem variar consoante a lesão, podendo incluir:
- Dor;
- Inchaço;
- Hematomas;
- Capacidade limitada de mover a articulação afetada;
- Ouvir ou sentir uma espécie de estalido na articulação no momento da lesão.
Tipos de roturas de ligamentos do joelho
Este problema pode ocorrer num dos quatro ligamentos principais da articulação do joelho, nomeadamente:
- Ligamento cruzado anterior: faz a ponte interna da articulação do joelho, formando um padrão em ‘X' que estabiliza o joelho. Geralmente, uma rotura do ligamento cruzado anterior ocorre em situações de paragem repentina, torção, mudança de direção na articulação ou impacto direto na parte externa do joelho, ou na perna.
- Ligamento cruzado posterior: este ligamento, em coordenação com o ligamento cruzado anterior, estabiliza o joelho. Na maioria das vezes, uma rotura de ligamento cruzado posterior ocorre devido a um impacto direto na parte frontal do joelho, como bater o joelho no painel num acidente de carro ou cair com força sobre um joelho dobrado durante uma prática desportiva.
- Ligamento colateral medial: este ligamento suporta o joelho ao longo do lado interno da perna. À semelhança de uma rotura do ligamento cruzado anterior, o ligamento colateral medial pode ser rompido por um golpe lateral direto na parte externa do joelho ou na perna inferior.
- Ligamento colateral lateral: este ligamento suporta o lado externo do joelho. É o ligamento do joelho com uma menor probabilidade de sofrer uma rotura, até porque uma rotura deste tipo de ligamentos do joelho é causada por um golpe na parte interna do joelho, sendo que essa área é, geralmente, protegida pela perna oposta.
Graus de lesão
As lesões no joelho são classificadas da seguinte forma:
- Leves: numa lesão leve, o ligamento estica, causando ruturas microscópicas, mas não afeta significativamente a capacidade geral da articulação do joelho no suporte do peso;
- Moderadas: numa lesão moderada, o ligamento rompe parcialmente e há alguma instabilidade leve a moderada do joelho quando a pessoa está em pé ou a caminhar;
- Graves: numa lesão grave, o ligamento está completamente rompido ou separado na sua extremidade do osso, e o joelho fica mais instável.

Como tratar uma rotura de ligamentos do joelho?
Nem todas as roturas de ligamentos exigem cuidados médicos intensivos.
Para uma lesão leve ou moderada no joelho, o médico pode recomendar o repouso da articulação, a colocação de gelo na área afetada, para reduzir o inchaço, e a elevação do joelho lesionado.
No entanto, uma rotura do ligamento cruzado anterior no joelho pode necessitar de uma cirurgia reconstrutiva.
As opções de tratamento têm em conta, entre outros fatores, os sintomas do paciente, o seu historial clínico, o tipo de atividade diária e física, assim como o tipo de lesão no ligamento. Mediante isso, os tratamentos incluem:
- Tratamento conservador: é o tratamento mais adequado para lesões leves, englobando órtese, repouso, fisioterapia e uma progressão gradual de volta às atividades diárias;
- Cirurgia: o tratamento cirúrgico é recomendado para pessoas com uma rotura grave no ligamento cruzado anterior.
Em mais de 80% dos casos, uma cirurgia a uma rotura do ligamento cruzado anterior restaura completamente o funcionamento do joelho.
Contudo, o joelho pode não estar exatamente como era antes da lesão. Isso pode acontecer devido a outras lesões, como roturas na cartilagem, que podem ter acontecido em simultâneo ou após a rotura do ligamento cruzado anterior.
À semelhança de qualquer intervenção cirúrgica, também existem alguns riscos associados à cirurgia do joelho, incluindo infeção, trombose venosa, dor no joelho, fraqueza e rigidez.
Recuperação
O tempo de recuperação de uma rotura de ligamentos do joelho depende do tipo e gravidade da lesão, do plano de recuperação proposto e do tipo de desporto que o paciente praticava.
Geralmente, as lesões leves e moderadas do ligamento colateral medial ou lateral resolvem-se em 2 a 4 semanas, enquanto outros tipos de lesões no joelho podem demorar entre 4 a 12 meses.
Prevenção
É possível minimizar o risco de uma rotura de ligamentos do joelho, principalmente com exercícios regulares de alongamento e fortalecimento.
Para prevenir lesões no joelho relacionadas com práticas desportivas, pode experimentar:
- Usar calçado confortável e de suporte que se ajuste aos pés;
- Aquecer e alongar antes de participar em atividades desportivas;
- Praticar exercícios de fortalecimento dos músculos das pernas ao redor do joelho, principalmente o quadríceps;
- Evitar aumentos repentinos na intensidade do treino, dando primazia ao aumento gradual da intensidade;
- Usar uma joelheira, especialmente indicada para pessoas que tenham tendência a roturas de ligamentos.