mulher a segurar um frasco de óleo essencial

Óleos essenciais para a ansiedade: será que funcionam?

3 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Aromaterapia
  2. 2. Melhores Óleos
  3. 3. Aromaterapia vs. Depressão
  4. 4. Óleos Essenciais vs. Inflamações

A aromaterapia, prática milenar que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico e mental, tem ganhado crescente interesse nos últimos anos.

Mas será que a inalação de aromas agradáveis pode mesmo induzir sensações de relaxamento? Será que os óleos essenciais para a ansiedade funcionam mesmo?

Vejamos que estudos científicos já foram feitos sobre este tema e quais os resultados obtidos.


Qualquer pessoa pode recorrer à aromaterapia?

De forma geral, a aromaterapia é segura. Contudo, não é recomendada para todas as pessoas.

Alguns óleos essenciais podem causar efeitos colaterais, nomeadamente, irritar os olhos, a pele ou as membranas mucosas do nariz.

Para pessoas com uma qualquer patologia crónica, grávidas ou a amamentar, é aconselhável falar com o médico antes de enveredar por este tipo de terapêutica.

Determinados óleos essenciais podem não ser seguros para crianças e outros não devem ser inalados por animais de estimação, uma vez que podem ser tóxicos.


mulher a aplicar um óleo essencial para a ansiedade

Quais são os melhores óleos essenciais para a ansiedade?

O Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA publicou, em 2023, uma revisão sistemática de ensaios clínicos sobre óleos essenciais para a ansiedade, que englobou 10 óleos essenciais naturais e mais de 3 mil pacientes com ansiedade.

Os resultados sugerem que, além da redução da ansiedade, os óleos essenciais puros podem diminuir a pressão arterial sistólica e a frequência cardíaca. Segundo a mesma análise, o melhor óleo essencial para a ansiedade parece ser o jasmim, seguido do Citrus aurantium L., derivado da laranjeira.

Além destes, houve outros óleos que revelaram ser benéficos, em circunstâncias específicas:

  • Bergamota: os óleos de laranja bergamota podem ajudar a reduzir comportamentos associados à ansiedade, como o nervosismo. Contudo, são precisas mais investigações, principalmente em pessoas, para obter evidências científicas.
  • Camomila: um ensaio clínico investigou os efeitos de massagens com e sem óleo de camomila em dois grupos de pacientes com cancro. No espaço de duas semanas, observou-se uma redução na ansiedade e melhoria dos sintomas do grupo que recebeu massagens com o óleo essencial. Não foram notados os mesmos benefícios no grupo que recebeu massagens sem o óleo de camomila.
  • Lavanda: a aromaterapia com óleo de lavanda pode ajudar a reduzir a ansiedade antes de cirurgias e procedimentos estéticos.
  • Flor de laranjeira: o aroma deste óleo é doce e cítrico e pode ter propriedades para aliviar a ansiedade. Pode, ainda, ter efeitos positivos na perceção da dor em mulheres grávidas e durante o trabalho de parto.

Apesar disto, são precisos mais estudos para confirmar cientificamente estes dados.


A aromaterapia pode ajudar a combater a depressão?

Não existem evidências científicas de que a aromaterapia possa ser utilizada como uma medicina alternativa para aliviar os sintomas de depressão.

Para quem sofre deste problema de saúde mental, o melhor é consultar o médico para obter uma avaliação e um plano de tratamento. A aromaterapia não substitui os cuidados dos profissionais de saúde mental.


Os óleos essenciais podem melhorar a qualidade do sono?

Um ensaio clínico divulgado pelo NIH, que avaliou os efeitos da aromaterapia no stress e na qualidade do sono dos pacientes de uma unidade de cuidados intensivos, concluiu que a aromaterapia calmante com lavanda ajudou a reduzir o stress. Além disso, os pacientes sentiram que dormiram melhor.

De realçar que foi medida a qualidade subjetiva do sono, ao contrário da qualidade objetiva.

Esses efeitos também foram observados fora do ambiente hospitalar. Pensa-se que estes óleos essenciais para dormir, como a lavanda, podem ter potencial para melhorar a qualidade do sono ao diminuir o stress, a fadiga e a ansiedade.


ervas aromáticas dispostas numa mesa

Os óleos essenciais podem ajudar a prevenir inflamações?

Apesar do potencial teórico de que os óleos essenciais podem trazer múltiplos benefícios à saúde, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, os efeitos são mínimos quando comparados com a terapêutica efetiva.

São precisos mais estudos para compreender os potenciais benefícios de essências como coentro, salsa, alecrim, cominho e tomilho.


Conclusões

Os óleos essenciais para a ansiedade, quando usados na aromaterapia, são complementares à medicina convencional.

Muitas pessoas recorrem a este tratamento alternativo, porque acreditam que pode ajudar a promover o relaxamento (tal como acontece com a meditação) e a aliviar o stress e a ansiedade.

Importa, porém, realçar que a maioria das investigações que apoiam as propriedades dos óleos essenciais para aliviar a ansiedade baseiam-se em estudos com animais.

Para confirmar e compreender melhor estas descobertas, assim como para entender estes potenciais benefícios, são precisos estudos em larga escala em seres humanos.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade