rapariga a beber chá de kombucha

Benefícios da kombucha: são mesmo reais ou um mito?

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Propriedades
  2. 2. Todos podem beber?
  3. 3. Qual a quantidade?
  4. 4. Fortalece o organismo?
  5. 5. Imita o jejum?

A kombucha tem sido ingerida, durante séculos, por se acreditar que traz várias vantagens para a saúde.

O que se afirma sobre os benefícios do chá de kombucha é que este ajuda a prevenir e tratar problemas, desde pressão arterial até cancro. No entanto, os dados científicos são limitados e é necessário ter cautela com a ingestão desta bebida.


Propriedades do chá de kombucha

O chá de kombucha é uma bebida fermentada feita com chá, açúcar, bactérias e leveduras. Para fazer esta bebida, as bactérias e as leveduras devem crescer juntas para formar uma cultura.

Depois, essa cultura é adicionada ao açúcar e ao chá, sendo que esta mistura é fermentada. O resultado é um líquido constituído por vinagre, vitaminas B, minerais, aminoácidos e antioxidantes, compostos que podem proteger as células de danos.

Além dos baixos níveis de sódio, esta bebida não contém gordura ou colesterol. A kombucha também contém probióticos, bactérias ‘boas' que podem melhorar a saúde intestinal.


mulher a preparar chá de kombucha

Perguntas e respostas sobre a kombucha

Apesar de serem necessários mais estudos científicos sobre os alegados benefícios do chá de kombucha, já é possível obter respostas a algumas das principais dúvidas à volta deste tema.


Qualquer pessoa pode beber kombucha?

À semelhança de outras bebidas, a kombucha pode não ser adequada para todas as pessoas.

É aconselhável consultar o médico antes de beber kombucha, principalmente as pessoas com síndrome do intestino irritável ou que tenham um sistema imunitário comprometido, bem como as mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Por outro lado, muitos dos componentes presentes da kombucha podem interferir com medicações usadas para tratamento de condições crónicas. Também pode não ser recomendada para crianças e pacientes com doença hepática, renal ou pulmonar.

Algumas pessoas têm preocupações relacionadas com o teor de álcool deste chá, mas a kombucha tem cerca de 0,5% de volume de álcool, bastante menos do que uma cerveja, por exemplo, que tem uma média de 5%.


Qual a quantidade de chá de kombucha que se pode beber por dia?

A organização American Heart Association, dos Estados Unidos da América, recomenda para o sexo feminino um consumo máximo de 6 colheres de chá por dia, equivalente a 25 gramas.

Já o sexo masculino pode consumir cerca de 9 colheres de chá por dia, o correspondente a 36 gramas.


Beber kombucha pode ajudar a fortalecer o organismo?

No processo de fermentação desta bebida, é produzido ácido acético e vários outros compostos ácidos, assim como níveis residuais de álcool e gases. Muitas bactérias também crescem nessa mistura.

Segundo a ciência, a kombucha contém, nas suas propriedades, várias espécies de bactérias do ácido láctico que podem ter uma função probiótica. Por isso, essas bactérias podem melhorar alguns aspetos de saúde, incluindo digestão e inflamação, além de ajudar a equilibrar a microbiota intestinal e a melhorar a digestão.

Alguns trabalhos científicos sugerem que os probióticos podem ajudar a fortalecer o sistema imunitário, embora sejam necessários mais estudos para entender completamente como isso se aplica à kombucha em particular.

Os dados existentes demonstram que uma parte substancial do sistema imunitário está localizada no trato gastrointestinal.

Quer isto dizer que a saúde intestinal tem um impacto direto na saúde imunitária geral. Problemas como disbiose (um desequilíbrio na microbiota intestinal), doenças inflamatórias intestinais e síndrome do intestino permeável podem afetar negativamente a função imunitária.


O chá de kombucha imita o jejum?

Os estudos existentes, feitos com vermes, apenas permitiram descobrir que, após ingerir chá de kombucha, os micróbios do chá colonizaram os intestinos dos vermes, criando mudanças metabólicas semelhantes às que ocorrem durante o jejum.

São necessárias mais investigações para determinar se a kombucha pode ter o mesmo efeito nas pessoas.

Contudo, estudos revelaram que pessoas que consumiram kombucha ao longo de quatro semanas apresentaram níveis de açúcar no sangue em jejum mais baixos do que o valor basal, enquanto o grupo placebo manteve-se inalterado.

casal sénior a caminhar no parque

O chá de kombucha ajuda a emagrecer?

Não é possível perder peso apenas por ingerir kombucha. Para emagrecer, são necessárias mudanças na dieta e adotar práticas de exercício físico regulares.

No entanto, pode ser favorável beber kombucha, especialmente se este chá for usado como uma alternativa aos refrigerantes.

Uma vez que a bebida tem uma pequena quantidade de cafeína, é possível que ajude a acelerar o metabolismo e a queimar gorduras. Alguns estudos mostram que a cafeína pode promover a redução de peso e de gordura corporal, mas nada garante que a própria kombucha tenha esse efeito.

De realçar que o chá de kombucha não é isento de açúcar. A maioria do açúcar é fermentado, mas ficam sempre resquícios no produto final. Além disso, alguns fabricantes adicionam sumo e maiores quantidades de açúcar durante o processo de preparação para conferir sabor.


A kombucha faz bem ao coração ou ao fígado?

Há quem afirme que os benefícios da kombucha se estendem à saúde do coração e do fígado.

Estudos com ratos sugerem que a kombucha pode melhorar, em apenas 30 dias, dois marcadores de doença cardíaca, o colesterol LDL e o colesterol HDL.

Por exemplo, o chá, especialmente o chá-verde, protege as partículas do colesterol LDL da oxidação, algo que é considerado uma contribuição para a doença cardíaca.

Os dados já obtidos apontam para um menor risco de desenvolver estas doenças, um benefício que talvez se possa aplicar ao chá de kombucha. Para já, não há evidências nesse sentido.

A kombucha, especialmente quando feita com chá-verde, parece ter efeitos antioxidantes em outro órgão: o fígado.

Supõe-se que este chá tenha propriedades que permitam reduzir a toxicidade hepática causada por produtos químicos. Ainda não existem ensaios em pessoas sobre esta potencialidade, sendo, por isso, uma área de investigação promissora.


Beber chá de kombucha melhora o aspeto físico?

Para já, não há evidências científicas que sustentem a ideia de que beber chá de kombucha pode fazer bem à pele ou ao cabelo.

Revisões sistemáticas referem, contudo, que a kombucha esteve implicada em vários relatos de riscos para o ser humano, apesar de estes não terem sido necessariamente confirmados.

Um desses relatos foi um surto de antraz cutâneo, alegadamente pela aplicação da kombucha na pele como analgésico.


Esta bebida é segura?

Quando preparada corretamente e ingerida com moderação, a kombucha é geralmente considerada segura.

Porém, há riscos que devem ser considerados, pois esta bebida pode causar problemas estomacais, infeções e reações alérgicas em algumas pessoas.

Assim, é sempre preferível certificar-se junto do seu médico ou profissional de nutrição a respeito do uso e possíveis efeitos individuais desta bebida.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade