rapariga a segurar um copo de vinho

Os benefícios do vinho para a saúde são reais?

5 mins. leitura

Indíce
  1. 1. Vinho Tinto vs. Vinho Branco
  2. 2. Calorias ou Minerais?
  3. 3. Beber todos os dias?
  4. 4. Vinho vs. Coração
  5. 5. Vinho vs. Colesterol

Há algum tempo que os benefícios do vinho para a saúde, especialmente o tinto, têm sido debatidos.

Muitas pessoas acreditam que beber um copo por dia faz parte de uma dieta saudável, enquanto outras consideram que o vinho é sobrevalorizado.

Alguns estudos demonstram que o consumo moderado de vinho tinto parece diminuir o risco de várias doenças, incluindo as cardíacas.

No entanto, a linha é ténue entre uma ingestão moderada e excessiva. Vamos perceber, com base em estudos científicos, que impacto as propriedades do vinho podem ter no nosso organismo.


Vinho tinto vs vinho branco

Quando ouvimos falar das vantagens de beber vinho, associamo-las ao tinto. Isso significa que o vinho branco não é bom para a saúde?

O vinho tinto pode ser mais saudável do que o vinho branco devido ao processo de fermentação que os distingue.

Ao contrário do vinho tinto, a maioria dos vinhos brancos é fermentada depois de as cascas da uva serem separadas da polpa e do sumo. Como muitos dos antioxidantes das uvas estão na casca, o vinho tinto contém mais antioxidantes do que o branco.

Os antioxidantes encontrados no vinho são os polifenóis, compostos encontrados na casca da uva. Além da casca, as sementes da uva também contêm uma quantidade significativa de polifenóis.

Essas substâncias incluem flavonoides, resveratrol, antocianinas e taninos, responsáveis por muitos dos benefícios para a saúde associados ao consumo de uvas, vinho tinto e sumo de uva.

Ou seja, se, simplesmente, comer uvas ou beber sumo de uva, pode ser uma forma de obter resveratrol sem beber álcool.


O vinho tem calorias ou minerais?

Existem mais de 10.000 variedades de uvas viníferas, em todo o mundo, incluindo cerca de 50 tipos diferentes de vinho tinto.

O valor nutricional pode variar ligeiramente consoante o tipo em questão, mas, em média, uma porção de 150 mililitros de vinho tinto contém:

  • Carboidratos: 4 gramas (g);
  • Gordura: nenhuma;
  • Fibra: nenhuma;
  • Calorias: 125 g;
  • Proteína: 0,1 g;
  • Açúcar: 1 g.

No vinho tinto, também estão presentes pequenas quantidades de vitaminas e minerais, tais como:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Fósforo.

Existem benefícios em beber vinho todos os dias?

Na Europa e na América, o consumo moderado de vinho tinto é considerado da seguinte forma:

  • 1 copo (ou menos) por dia para pessoas do sexo feminino;
  • 2 copos (ou menos) por dia para pessoas do sexo masculino.

O limite para os homens é mais elevado, porque, normalmente, pesam mais do que as mulheres, o que significa que o corpo decompõe mais rapidamente o álcool.

Ao beber outras bebidas alcoólicas, além dessa quantidade de vinho tinto, já é considerado consumo excessivo.

Então, existem benefícios de beber vinho tinto todos os dias? Apesar de o vinho tinto estar associado a alguns benefícios para a saúde, nenhum deles justifica o incentivo ao consumo de álcool.

Existem outras maneiras eficazes de melhorar a saúde que dispensam o consumo de produtos que possam ser prejudiciais.

médico segura coração feito de lã

O vinho faz bem ao coração?

Existem dados que sugerem que beber vinho tinto está associado a um menor risco de doença coronária.

No entanto, a American Heart Association (AHA) afirma não haver evidências de uma relação de causa e efeito, e que a conjugação de outros fatores pode contribuir para a saúde do coração.

Por exemplo, as pessoas que bebem vinho tinto com moderação também podem seguir um estilo de vida mais saudável, ou seguir uma dieta mediterrânica. A AHA também afirma que o excesso de álcool pode prejudicar diretamente o coração.


Beber vinho ajuda a controlar o colesterol?

O resveratrol pode reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL).

Alguns estudos indicam que os compostos do vinho tinto chamados procianidinas podem ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis.

Outros trabalhos científicos revelam que as uvas ou o sumo de uva vermelha integral também podem reduzir a pressão arterial, sendo opções mais saudáveis.

Ou seja, nos alegados benefícios do vinho, não está englobado o controlo dos níveis do colesterol. Além disso, a ingestão de muito álcool pode causar doenças do coração, como hipertensão, arritmia ou ritmo cardíaco irregular.


O vinho tinto beneficia a saúde do estômago?

Algumas das investigações que se focam em perceber quais os benefícios de beber vinho relatam que o vinho tinto e os polifenóis da uva podem melhorar a microbiota intestinal, o que pode contribuir para um intestino saudável.

Isso acontece porque as propriedades do vinho tinto podem atuar como prebióticos, os quais são compostos que estimulam as bactérias intestinais saudáveis.

Como as investigações são limitadas, são necessárias evidências para perceber se o vinho tinto tem efeitos benéficos na saúde intestinal.

rapaz a respirar fundo

O resveratrol pode ajudar após um AVC?

Existem dados científicos que indicam que o resveratrol pode ajudar na proteção contra danos cerebrais secundários após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou lesão no sistema nervoso central.

O resveratrol tem efeitos positivos na inflamação, no stress oxidativo e na morte celular. Estudos revelam que o resveratrol pode reduzir o stress oxidativo e a morte celular em ratos com lesão cerebral traumática, para além de que o vinho tinto pode ter um leve efeito anticoagulante.

Contudo, estes são os efeitos do resveratrol, e não do vinho tinto.


O vinho pode ser um aliado no combate ao cancro?

Embora certos estudos científicos indiquem que beber vinho tinto com moderação pode reduzir o risco de alguns tipos de cancro, o Instituto Nacional do Cancro (NCI) dos EUA afirma haver fortes evidências de que beber álcool pode causar exatamente o efeito contrário, especialmente se for ingerido em excesso.

O álcool cria toxinas no nosso corpo, danificando os tecidos e criando oxidação. Isso significa que os potenciais efeitos adversos do álcool podem superar qualquer benefício do resveratrol.

Para a maioria das pessoas, beber vinho tinto com moderação é seguro, mas é preciso ter em mente que a ingestão excessiva de álcool será sempre prejudicial para o organismo.

Aliás, o uso de álcool está associado a vários tipos de cancro, incluindo cancro da boca, garganta, mama, fígado e cólon.


Menor risco de demência pode ser uma das vantagens de beber vinho?

Segundo alguns dados publicados, há um risco maior de demência em pessoas que não bebem vinho.

Os investigadores explicam que isso pode dever-se aos efeitos neuroprotetores dos polifenóis e outros compostos do vinho, que podem reduzir a inflamação e alterar o perfil lipídico do corpo.

O menor risco de doença de Alzheimer também está associado aos potenciais benefícios do vinho.


O vinho tinto pode contribuir para a longevidade?

É habitual dizer-se que um copo de vinho tinto por dia ajuda a viver por mais tempo. Será que esta afirmação tem algum fundo de verdade?

Algumas investigações sugerem que beber vinho tinto com moderação pode ativar genes que influenciam a expetativa de vida e também melhorar o modo como o corpo processa alimentos e utiliza energia.

No entanto, a discussão destes dados pode envolver outros fatores, como a dieta. Por exemplo, o vinho tinto é uma bebida complementar comum na dieta mediterrânica, um padrão alimentar ligado à saúde e à longevidade.


Malefícios comprovados do vinho

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o álcool está associado a diversos problemas de saúde, significando que os riscos superam quaisquer potenciais benefícios do vinho. Esses riscos incluem:1

Importa, ainda, sublinhar que o consumo de vinho tinto, ou de álcool no geral, deve ser evitado em diversas situações, sobretudo quando a pessoa:

  • Está a tomar medicação que não possa ser misturada com álcool;
  • Sofre de insuficiência cardíaca;
  • Sofre de doença hepática;
  • Está grávida ou a tentar engravidar;
  • Está a amamentar.

Aviso: O Blog Mais Saúde é um espaço meramente informativo. A Medicare recomenda sempre a consulta de um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento, não devendo nunca este Blog ser considerado substituto de diagnóstico médico.

Encontre aqui profissionais de saúde perto de si.

Contribua com sugestões de melhoria através do nosso formulário online.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback.

Partilhe este artigo:

Obrigado pela sua preferência.

Irá receber no seu email as melhores dicas de Saúde e Bem-estar.
Pode em qualquer momento alterar ou retirar o(s) consentimento(s) prestado(s).

Receba as melhores dicas
de Saúde e Bem-estar

Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.

Encontre o melhor
Prestador Medicare perto de si

Código Postal inválido

Pesquise entre os mais de 17 500 Prestadores
da Rede de Saúde Medicare.

1 presente à escolha

ADESÃO ONLINE Presente à escolha

Aderir Online
Cartão Platinium Mais Vida
Quer aderir? Ligamos grátis! Esclareça as suas dúvidas com a nossa
equipa, sem compromisso.
Precisamos do seu consentimento para envio de mais informação.
Formulário enviado Obrigado pelo seu contacto. Será contactado em breve pela nossa equipa de especialistas.
Política de Privacidade