Saúde mental: 6 sinais a que deve estar atento
• 4 mins. leitura
Indíce
- 1. Isolamento
- 2. Apetite
- 3. Sono
- 4. Medo
- 5. Memoria
É normal, por vezes, sentir alterações de humor, pensamentos e comportamentos. No entanto, quando estas mudanças afetam negativamente as rotinas diárias, é importante prestar atenção à sua saúde mental.
Antes de mais, é preciso esclarecer que uma boa saúde mental não é sinónimo de felicidade constante. Ao longo da vida, todos passamos por momentos de grande alegria e momentos de tristeza, e estar bem mentalmente significa saber lidar com as adversidades da vida.
No entanto, quando alguns comportamentos alteram as suas atividades diárias, prejudicando-as e causando sofrimento excessivo, a sua saúde mental pode estar em risco.
Seis sinais de alerta para cuidar da sua saúde mental
A saúde mental pode ser influenciada por diversos fatores, que vão desde acontecimentos traumáticos até à predisposição genética e pode assumir muitas formas como depressão, ou transtornos de ansiedade, entre outras perturbações.
A Organização Mundial da Saúde refere que uma a cada quatro pessoas vai apresentar sinais de perturbação mental em algum momento da sua vida. Contudo, muitas pessoas não sabem identificar os sinais de alerta para procurarem ajuda ou para cuidar da sua saúde mental.
1. Necessidade de isolamento
Não querer sair de casa, nem estar com família e amigos ou estar com as pessoas mas não querer partilhar sentimentos ou pensamentos, são sinais de que algo não está bem.
Este comportamento indica que a pessoa se sente incapaz de manter uma vida social, inventa desculpas para não sair de casa, preferindo ficar sozinha e isolada.
2. Alterações de apetite
A mudança no apetite, como comer muito mais ou muito menos do que o habitual, é outro sinal de alerta. A comida pode ser vista como um refúgio ou uma necessidade para a qual não há energia ou vontade para a satisfazer.
3. Oscilações de humor
Reagir aos acontecimentos da vida, sejam eles bons ou maus, é perfeitamente normal. No entanto, oscilações de humor que ocorrem sem motivo aparente e com facilidade não são normais como, por exemplo, reagir de forma exagerada, ficar triste ou frustrado com facilidade.
São também sinais, a dificuldade em lidar com os momentos de tristeza, bem como a sensação constante de perda de controlo sobre a vida.
Descarregue o nosso Guia completo sobre Saúde Mental.
4. Alterações no padrão de sono
Alterações de sono como ter muita vontade de dormir, acordar muito cedo, ter dificuldade em dormir ou em levantar-se podem também ser sinais a que se deve dar atenção.
5. Preocupações ou medo excessivos
Ter receio do futuro ou ter preocupações com algum acontecimento em específico é normal, mas quando essa preocupação passa a afetar a vida diária é porque se transformou numa preocupação excessiva e isso não é normal.
6. Alterações de memória
O esquecimento e problemas de memória podem ter causas neurológicas, no entanto, podem também ocorrer devido a dificuldades de concentração e de tomar decisões causadas por perturbações da saúde mental.
Quando procurar ajuda?
Reconhecer um ou dois dos sintomas acima não significa que a sua saúde mental se encontra em risco. Naturalmente que todas as pessoas têm momentos menos bons e precisam de lidar com dificuldades pessoais.
No entanto, se esses sintomas ou sentimentos são mais intensos, frequentes, constantes e, por isso, dificultam o seu normal funcionamento, é importante que recorra a ajuda especializada como, por exemplo, um psicólogo.
Ninguém é obrigado a carregar um fardo tão pesado sozinho e pode acontecer a qualquer um, não há que ter vergonha em reconhecer que precisa de ajuda de um profissional.
Reconhecer que tem um problema é o primeiro passo para se sentir melhor e poder regressar à sua vida normal.
Cuide de si pela sua saúde mental
Além da ajuda de um profissional, também é importante concentrar-se na sua energia vital através da prática de exercício físico, boa alimentação, meditação, uma boa higiene do sono, entre outros hábitos saudáveis.